Como é possível distinguir um caule subterrâneo de uma raiz subterrânea *?
Índice
- Como é possível distinguir um caule subterrâneo de uma raiz subterrânea *?
- Qual a diferença entre o caule é a raiz?
- O que é um caule subterrâneo?
- Qual característica morfológica permite classificar o inhame e a batata inglesa como caules?
- É um exemplo de caule subterrâneo *?
- É um exemplo de caule subterrâneo?
- Qual é a morfologia do caule?
- Quais são as características morfológicas do caule?
Como é possível distinguir um caule subterrâneo de uma raiz subterrânea *?
Uma característica que surge apenas em caules são as gemas laterais, que dão origem a ramos e folhas. Todo caule possui gemas ou brotos, diferentemente das raízes. A presença de pelos absorventes e de coifa indica que a estrutura é uma raiz.
Qual a diferença entre o caule é a raiz?
A diferença entre raiz e caule é que as raízes ficam embaixo do solo, e o caule é a parte que fica acima das raízes. As raízes auxiliam na absorção e retirada de todos os nutrientes do solo, enquanto o caule conduz e transporta os nutrientes absorvidos para diferentes partes da planta.
O que é um caule subterrâneo?
Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.
Qual característica morfológica permite classificar o inhame e a batata inglesa como caules?
MORFOLOGIA VEGETAL – CAULE Classificação Tubérculo: Caules que armazenam substâncias nutritivas. Apresentam gemas laterais bem visíveis, das quais podem surgir ou brotar novas plantas. Ex: Batata-inglesa e o inhame.
É um exemplo de caule subterrâneo *?
Tubérculos. Os tubérculos são caules subterrâneos que acumulam substâncias de reserva energética. Por isso, muitas vezes os tubérculos são comestíveis. Exemplo: batata, inhame, cará.
É um exemplo de caule subterrâneo?
Há três tipos de caules subterrâneos: rizoma, tubérculo e bulbo. O caule do tipo rizoma cresce próximo à terra e possui raízes e ramificações em sua estrutura. Exemplos de rizomas são a samambaia e a bananeira.
Qual é a morfologia do caule?
O caule é a parte do vegetal que tem como uma das principais funções sustentar a planta, como se fosse uma espinha dorsal. Sua estrutura é basicamente dividida em quatro partes: gema terminal, gema apical (ou axial), nó e entre-nó.
Quais são as características morfológicas do caule?
O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.