Como e quando surgiram as matrizes?
Índice
- Como e quando surgiram as matrizes?
- Quando Iniciaram-se os trabalhos com matrizes e determinantes?
- Como entender matrizes e determinantes?
- O que são operações com matrizes?
- O que é a entrada de uma matriz?
- Onde as matrizes são usadas no dia a dia?
- Quais são os exemplos de matrizes?
- Quais foram os primeiros nomes de matrizes?
- Qual a diferença entre as matrizes A e B?
- Quais são as operações com matrizes?
Como e quando surgiram as matrizes?
As matrizes surgiram da necessidade de um método para resolução de Sistemas Lineares de equação. Sabe-se que na história os chineses já haviam desenvolvido um método implícito de resolução. Mas depois de um longo período o Matemático Arthur Cayley desenvolveu o método de resolução.
Quando Iniciaram-se os trabalhos com matrizes e determinantes?
Os trabalhos com matrizes e determinantes iniciaram no século II a.C. Os babilônios estudaram problemas que tiveram como soluções sistemas lineares de duas variáveis, no qual estão preservados em tabletes de argila.
Como entender matrizes e determinantes?
Determinante. O determinante de uma matriz é um número associado a uma matriz quadrada, aquela que possui o mesmo número de linhas e colunas. O cálculo do determinante de uma matriz qualquer é obtido através dos elementos que constituem essa mesma matriz.
O que são operações com matrizes?
Matrizes são organizações de informações numéricas em uma tabela retangular formada por linhas e colunas. Essa organização em uma tabela facilita que se possa efetuar vários cálculos simultâneos com as informações contidas na matriz.
O que é a entrada de uma matriz?
MATRIZES E OPERAÇÕES MATRICIAIS Uma matriz é um agrupamento retangular de números. Os números neste agrupamento são chamados de entradas da matriz. O tamanho de uma matriz é descrito em termos do número de linhas e de colunas que contém.
Onde as matrizes são usadas no dia a dia?
Na econômia por exemplo as matrizes auxiliam como grande ferramenta na interpretação de gráficos que também podem ser originados de tabelas que usamos as matrizes. Junto com a econômia temos as organizações comerciais que fazem uso da tabela, ou seja trabalham com matrizes.
Quais são os exemplos de matrizes?
- Na informática temos os exemplos classícos de matrizes, em programas onde elas aparecem no auxilio dos calculos matemáticos, editores de imagem, o próprio teclado onde sua configuração é realizada por um sistema de matrizes, entre outros tantos.
Quais foram os primeiros nomes de matrizes?
- Faz pouco mais de 150 anos que as matrizes tiveram sua importância detectada e saíram da sombra dos determinantes. O primeiro a lhes dar um nome parece ter sido Cauchy, 1826: tableau (= tabela). O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester, 1850.
Qual a diferença entre as matrizes A e B?
- Observe que as matrizes A e B possuem a mesma quantidade de linhas (m = 2) e a mesma quantidade de colunas (n = 3). A matriz C é resultante da soma de A + B e também deve possuir duas linhas e três colunas. Subtração: A partir de duas matrizes A e B, definimos a sua diferença como C: Não pare agora...
Quais são as operações com matrizes?
- As operações com matrizes são: adição, subtração e multiplicação. Adição: Sejam A e B duas matrizes em que a sua soma resulta em uma matriz C. A + B = C