adplus-dvertising

O que é o tráfico de drogas no Brasil?

Índice

O que é o tráfico de drogas no Brasil?

O que é o tráfico de drogas no Brasil?

O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que descreve diversas condutas que caracterizam o ilícito, proibindo qualquer tipo de venda, compra, produção, armazenamento, entrega ou fornecimento, mesmo que gratuito, de drogas sem autorização ou em desconformidade com a legislação ...

Quando começou o tráfico de drogas no Brasil?

O tráfico se tornou um crime organizado no Rio de Janeiro a partir do final da década de 1970. O antropólogo Paulo Storani, que foi oficial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, diz que a cidade virou um ponto na rota de distribuição da cocaína que saía dos países andinos, em direção à Europa.

Quem combate o tráfico de drogas no Brasil?

No Brasil, desde 1991, o UNODC mantém uma parceria com o Departamento de Polícia Federal (DPF), que é responsável por prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, além de exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

Quanto o tráfico de drogas movimenta por ano no Brasil?

Segundo dados do Escritório da ONU contra Drogas e Crimes, a renda anual chega a 500 bilhões de dólares. Já no Brasil, o mercado ilegal movimenta 17 bilhões ao ano.

O que causa o tráfico de drogas?

Desta forma, as relações do tráfico com o crime se dão em decorrência da motivação financeira, assim como da coação e do vício. Um dos fatores que alimentam a estrutura do narcotráfico é a necessidade dos dependentes com o consumo de droga.

Qual a quantidade de droga é considerado tráfico?

Não está na lei uma limitação concreta de quanto você pode portar, sendo que resta ao juiz interpretar se a quantidade da droga que o agente carregava era grande ou não. Assim, 01 g de droga seria claramente considerado porte para consumo, enquanto 20 kg de droga poderia ser considerado como tráfico.

Quando começou o narcotráfico?

O tráfico internacional de drogas, em alta escala, começou a expandir-se a partir da década de 1970, tendo tido o seu ápice na década de 1980. Esse desenvolvimento está estreitamente ligado à crise econômica mundial.

Qual é a porcentagem de pessoas que usam drogas no Brasil?

Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença crônica, ou seja, sem cura até então, a dependência química é um problema alarmante no território brasileiro. Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, Brasil possui cerca de 3,5 milhões de usuários de droga.

Como aumentar a participação do narcotráfico no Brasil?

  • Em todos os aspectos do negócio do narcotráfico, o Brasil aumenta sua participação mais rapidamente do que as tentativas de combate ou fiscalização. No Brasil, muitos narcotraficantes acharam um lugar ideal para suas operações.

Como fiscalizar o narcotráfico no Brasil?

  • Por ter proporções continentais, fiscalizar o narcotráfico no Brasil não é nem um pouco fácil. Afinal, este é um país que faz fronteira com dez países, três dos quais são produtores de cocaína (Bolívia, Peru e Colômbia), fronteira com o Paraguai, que produz maconha e cocaína em menor quantidade.

Qual o lugar ideal para os narcotraficantes?

  • No Brasil, muitos narcotraficantes acharam um lugar ideal para suas operações. Exemplo disto foi Juan Carlos Ramirez Abadia que, antes de ser preso, ficou no anonimato durante dois anos, período em que abriu 16 empresas, dentre as quais, concessionárias, venda de computadores, piscicultura, blindagem de carros, adegas, etc.

Por que é chamado de tráfico privilegiado?

  • Chamado de tráfico privilegiado, se diferencia do tráfico “comum”, assim definido de um modo bem grosseiro. Isto porque, privilegia os presos primários, de bons antecedentes e que não se dedicam às atividades criminosas.

Postagens relacionadas: