Como é o processo da abelha?
Índice
Como é o processo da abelha?
A polinização é a transferência do pólen (gameta masculino) da estrutura reprodutiva masculina de uma flor (antera) para a estrutura reprodutiva feminina (estigma) da mesma flor ou de outras flores da mesma espécie. Dessa forma, o gameta masculino alcança o gameta feminino (óvulo) e o fecunda.
Quais as etapas do beneficiamento do mel?
As etapas seguintes (desoperculação dos quadros, centrifugação, filtragem e decantação do mel) também seguem as normas higiênico-sanitárias indicadas pelas BPF. Para que isso ocorra alguns cuidados devem ser tomados em relação às vestimentas, higiene das pessoas envolvidas e dos procedimentos de manipulação.
Como é feita a cera de abelha?
Cera é uma substância produzida pelas glândulas cerígenas das operárias. Para produzi-la, as operárias das abelhas melíferas convertem o açúcar consumido sob forma de mel, num processo de baixa eficiência – cerca de 8 kg de mel precisam ser consumidos para a produção de 1 kg de cera.
Como é feito o favo?
Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias. 5. As abelhas constroem os alvéolos sempre no formato hexagonal porque ele usa menos cera e aproveita ao máximo o espaço da colmeia.
O que é a cristalização do mel?
A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais. ... Quando o mel é mais claro, possui mais frutose do que glicose, então, as moléculas de glicose sofrem mais resistência para cristalizar demorando meses para cristalizar.
Quando começa a produção do mel?
- A produção do mel começa quando as abelhas operárias que trabalham fora da colméia coletam néctar das flores. Essa é a matéria-prima do chamado mel verdadeiro, mas as operárias coletam qualquer líquido açucarado que possa ser usado para fazer o alimento. É por isso que é tão comum vermos abelhas coletando restos de refrigerante, por exemplo.
Como é o processo de fabricação do mel?
- Mas, voltando à fabricação do mel, é preciso saber que o processo é bem longo. Basicamente, ele tem início com o trabalho das abelhas operárias, que são aquelas que mantém a colmeia em movimentação. Ele, então, enfrenta várias etapas até ser armazenado dentro dos favos.
Como é utilizado o mel no Brasil?
- O mel também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e a poncha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão. No Brasil, o mel não é visto como alimento, mas sim como medicamento, sendo mais procurado e utilizado nos meses mais frios do ano.
Qual a origem da formação do mel?
- A formação do mel está intimamente relacionada ao processo de polinização das flores através da atração aromática exercida por elas, dentre os insetos atraídos pelas flores temos as abelhas, sendo estas geralmente atraídas por flores de aromas agradáveis ao ser humano.