Como é um pé de poejo?
Índice
- Como é um pé de poejo?
- Como cuidar do pé de poejo?
- Para que serve o chá de poejo?
- Quais os tipos de poejo?
- Como plantar poejo em vaso?
- Como fazer o chá de poejo para bebê?
- Como cuidar do poejo em vaso?
- Quantas vezes devo regar Hortela?
- Para que serve chá de poejo para bebê?
- Pode dar chá de poejo para bebê?
- Quais são os tipos de poejo?
- Quais são os efeitos colaterais do poejo?
- Como o poejo pode ser usado na culinária?
- Quais são as propriedades do chá de poejo?
Como é um pé de poejo?
Perene e de caule rastejante e subterrâneo (rizoma), o poejo alcança de 30 a 50 centímetros de altura e conta com flores brancas ou lilases. Aqui, pode ser plantado em todos os cantos do país.
Como cuidar do pé de poejo?
clima: o poejo adapta-se bem a climas amenos e húmidos, com muita luminosidade e meia sombra. Não tolera geadas severas pelo que deve plantar poejo num local abrigado. Rega: nas épocas de chuva não necessita de se preocupar com esta tarefa. No Verão, regue pelo menos uma vez por dia.
Para que serve o chá de poejo?
O poejo é uma planta medicinal com propriedade digestiva, expectorante e antisséptica, sendo principalmente utilizada para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados e melhorar a digestão.
Quais os tipos de poejo?
No Brasil dois tipos de poejo são conhecidos e correspondem a duas espécies diferentes. Uma espécie é originária da Europa e seu nome científico é Mentha pulegium. A outra espécie é a que está sendo descrita aqui: o poejo nativo, originário da América do Sul, Cunila microcephala, ambas da família Labiatae.
Como plantar poejo em vaso?
O poejo gosta de sol, mas o ideal é deixar em meia sombra, recebendo a luminosidade diária. Como é uma planta que gosta de regas regulares, para auxiliar neste processo, um vaso indicado para o cultivo é o auto irrigável, metade das cordas ficarão para dentro do vaso e outra metade das cordas na parte do substrato.
Como fazer o chá de poejo para bebê?
Para preparar o chá de poejo, basta misturar 1 a 2 colheres (sopa) de folhas da planta - isto é, mais ou menos 10 gramas de poejo - com 200 ml de água fervente. Em seguida, abafe, espere pelo menos 5 minutinhos e coe antes de servir.
Como cuidar do poejo em vaso?
O poejo gosta de sol, mas o ideal é deixar em meia sombra, recebendo a luminosidade diária. Como é uma planta que gosta de regas regulares, para auxiliar neste processo, um vaso indicado para o cultivo é o auto irrigável, metade das cordas ficarão para dentro do vaso e outra metade das cordas na parte do substrato.
Quantas vezes devo regar Hortela?
Uma boa irrigação é fundamental para que a hortelã se desenvolva bem. Regue a plante frequentemente, especialmente nos dias mais quentes. Nesses casos, pode ser necessário regar até duas vezes por dia. O solo precisa estar sempre úmido, mas não precisa encharcar.
Para que serve chá de poejo para bebê?
Combate a gripe e resfriado A bebida possui propriedades que limpam as vias respiratórias, gerando maior conforto para a respiração do bebê.
Pode dar chá de poejo para bebê?
Obs.: Evite dar o chá de poejo para bebês e para grávidas - a bebida possui propriedades que podem fazer mal para o organismo do bebê e, no caso das mulheres, estimular o abordo espontâneo.
Quais são os tipos de poejo?
- Folhas: Ambos os tipos de poejo são membros da família das hortelãs e possuem os característicos caules quadrados. O poejo forma um tapete de folhas opostas com 2 cm de comprimento, ligeiramente pilosas, em caules rastejantes. O poejo americano é uma planta mais direita com folhas até 3 cm de comprimento.
Quais são os efeitos colaterais do poejo?
- Os efeitos colaterais do poejo estão relacionados com o consumo em altas quantidades, o que pode resultar em sintomas leves, como dor abdominal, náuseas, vômito e diarreia, e sintomas mais graves como convulsões, alterações no fígado, alterações respiratórias e aborto, quando consumido no início da gestação.
Como o poejo pode ser usado na culinária?
- O poejo pode ser usado na culinária para temperar pratos salgados, como pratos de peixe, açorda, infusão, licor, azeite aromatizado, em pratos de carnes, e também pratos doces, como pudim, torta, compota e na salada de fruta.
Quais são as propriedades do chá de poejo?
- Por ter propriedades carminativas, o chá de poejo possui a função de ajudar o organismo a eliminar os gases produzidos durante a digestão. Somente a ingestão do chá de poejo é capaz de não apenas a flatulência, como também o inchaço. A bebida também contém propriedades antiespasmódicas, ajudando a amenizar sintomas como dores no estômago.