Qual a diferença entre vidro recozido e vidro temperado?
Qual a diferença entre vidro recozido e vidro temperado?
Características do vidro temperado O vidro temperado é cerca de 5 vezes mais forte que o comum. Além disso, quando se quebra (o que é mais raro), não forma pedaços cortantes como o vidro cristal. Ao invés disso, gera pequenos fragmentos com bordas arredondadas, o que faz do vidro temperado uma opção bem mais segura.
Quais objetos são feitos de vidro?
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc.
Qual o processo de produção do vidro plano?
- Vidro plano: O vidro plano em sua concepção são vidros estruturados em chapas e seu processo de produção é contínuo. Atualmente, existem dois processos de fabricação de vidros plano no Brasil: flutuação em banho de estanho (float) e laminação por rolo (impresso). O processo float trata-se do mais moderno.
Qual é a origem do vidro?
- Para começar, o vidro é derivado da mistura de alguns materiais, então, junta-se o sódio, a sílica, o magnésio, alumina, cálcio e potássio, sendo que cada um tem uma porcentagem específica a ser seguida. Em seguida, todos são colocados em um forno industrial potente que atinge grandes temperaturas.
Como é feita a verificação do vidro?
- Depois disso, as massas vão ser levadas a uma área externa e o próprio ar livre vai se encarregar de terminar de esfriar o material sem que haja danos na peça. Para finalizar, uma verificação minuciosa é feita para assegurar que não existam imperfeições e o vidro está pronto para ser cortado e dar forma aos produtos finais.
Qual a primeira etapa do preparo do vidro?
- A primeira etapa que dá início ao preparo do vidro é a junção dos ingredientes, tais como areia, retirada de lagos, 14% de sódio, 2% de componentes químicos e o sódio. Os materiais são misturados e encaminhados ao forno, com temperatura média de 1 500 °C. O procedimento resulta em um composto líquido, semelhante a uma gosma.