O que é determinante para o funcionamento do termômetro?
Índice
- O que é determinante para o funcionamento do termômetro?
- Como medir a febre com termômetro de mercúrio?
- Como ler o termômetro de mercúrio?
- Como é o funcionamento do termômetro Bimetalico?
- Como a dilatação térmica explica o funcionamento de um termômetro?
- Quanto tempo deve ficar o termômetro de mercúrio?
- Qual o termômetro mais utilizado?
- Como é feito o termômetro digital?
- Quem construiu o primeiro termômetro?
- Quais são os tipos de termômetros disponíveis no mercado?
O que é determinante para o funcionamento do termômetro?
Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. ... Quando colocamos o bulbo em contato com o corpo, o líquido em seu interior se expande e se desloca ao longo do capilar proporcionalmente à temperatura do corpo.
Como medir a febre com termômetro de mercúrio?
Como medir a temperatura do corpo
- Termômetro de mercúrio: basta colocar a ponta metálica na axila, em contato direto com a pele e esperar, pelo menos, 3 minutos para verificar se tem febre;
- Termômetro digital: Apontar a ponta do termômetro para a testa ou dentro do ouvido, após o bip ele mostrará a temperatura;
Como ler o termômetro de mercúrio?
Encostar o termômetro na testa na região acima da sobrancelha, no caso de as instruções do termômetro recomendarem o contato com a pele, ou apontar o termômetro para o centro da testa; Ler o valor da temperatura que sai imediatamente e retirar o termômetro da testa.
Como é o funcionamento do termômetro Bimetalico?
O bimetal térmico é composto de dois metais com diferentes coeficientes de dilatação, laminados juntamente e possui forma helicoidal. O bimetal, durante a variação de temperatura, transforma a energia térmica em mecânica, girando um eixo conectado ao ponteiro, indicando a temperatura na escala do mostrador.
Como a dilatação térmica explica o funcionamento de um termômetro?
Dilatação do mercúrio para aferir a temperatura: graças a essa propriedade do mercúrio (único metal líquido) é possível medir a temperatura de pacientes com febre. Quanto mais alta estiver a temperatura do corpo, maior será a expansão de mercúrio presente nos termômetros.
Quanto tempo deve ficar o termômetro de mercúrio?
O termômetro pode ser utilizado de forma oral, retal ou debaixo da axila. Antes de usá-lo e após é importante limpar bem o aparelho com algodão e álcool. Para verificar a temperatura, insira o instrumento no local adequado e aguarde o tempo indicado, que pode variar de 2 a 5 minutos.
Qual o termômetro mais utilizado?
- O termômetro mais utilizado é o Termômetro Clínico, que é utilizado para medir a temperatura do corpo humano. Ele pode ser analógico, digital ou infravermelho, e normalmente medem faixas de temperatura de 34°C à 43°C.
Como é feito o termômetro digital?
- Para que a substância retorne à sua posição inicial, é necessário agitar o equipamento vigorosamente, podendo então, realizar uma nova medição. Termômetro Digital: É feito com corpo de material plástico, permitindo a higienização do mesmo.
Quem construiu o primeiro termômetro?
- Curiosidade: Em 1952, Galileu Galilei construiu o primeiro termômetro, chamado Termoscópio, que possui princípio de funcionamento semelhante ao termômetro analógico, porém possui uma esfera de vidro que é deslocada por uma substancia termométrica presente no interior do tubo capilar.
Quais são os tipos de termômetros disponíveis no mercado?
- Há diversos tipos de termômetros disponíveis no mercado para diversas aplicações, por esse motivo, é necessário realizar a correta escolha do tipo de termômetro que será utilizado para medir determinado meio, para que seja possível realizar a correta medição da temperatura desejada.