Qual é a força de uma turbina de avião?
Índice
- Qual é a força de uma turbina de avião?
- Como é o funcionamento de uma turbina de um avião a jato?
- Como funciona o motor de um avião?
- Qual a quantidade de rotações por minuto de uma turbina de avião?
- Qual o peso de uma turbina de avião?
- Qual o custo mensal de um jatinho?
- Onde fica o motor de um avião?
- Como dividir a turbina de um avião?
- Qual é a turbina de ação?
- Por que são chamados de turbinas?
- Como funciona a turbina de trás?
Qual é a força de uma turbina de avião?
Os motores aeronáuticos são extremamente potentes. Um motor LEAP-1A, que equipa o Airbus 320neo, pode gerar de 24,5 mil a 35 mil libras de empuxo em altitude, o equivalente a, aproximadamente, entre 36 mil e 52 mil cavalos de potência (o cálculo varia de acordo com a velocidade exata do avião).
Como é o funcionamento de uma turbina de um avião a jato?
As turbinas são ligadas por um eixo ao fan e aos compressores do motor. Ao receber os gases quentes da queima, elas são acionadas e movimentam todo o conjunto do motor. Depois de passar pelas turbinas esses gases são expelidos pelo bocal propulsor. O conjunto da turbina é formado por vários discos.
Como funciona o motor de um avião?
Primeiro o ar entra, depois é comprimido e misturado com o combustível, onde ocorre a queima. Dessa queima é gerada a energia calorífica, que aciona a seção da turbina, transformando em empuxo, que empurra a aeronave para frente.
Qual a quantidade de rotações por minuto de uma turbina de avião?
Outra diferença é que, enquanto um carro possui um motor feito para trabalhar em altas rotações (pelo menos 5000 rpm), o de um avião trabalha com baixas rotações (em torno de 2700 rpm), priorizando a entrega de mais torque e potência.
Qual o peso de uma turbina de avião?
General Electric GE90
GE90 | |
---|---|
Diâmetro (cilindro(s)) | 3 404 mm (3,40 m) |
Peso | 7 550 kg (16 600 lb) |
Compressor | Axial |
Potência | 97 700 lbf (44 300 kgf) (416.8 kN) |
Qual o custo mensal de um jatinho?
Os custos envolvidos na compra e na conservação do equipamento são altos, fazendo dessa uma decisão impraticável para muitos. “Fora custo de aquisição e de depreciação, para manter o seu avião parado você vai gastar no mínimo R$ 70 mil reais por mês”, enfatiza Marcos Pacheco.
Onde fica o motor de um avião?
Na verdade, a turbina e o motor são dois elementos diferentes, sendo a turbina, efetivamente, um dos componentes do motor de uma aeronave. Então, aquelas grandes peças que vemos embaixo das asas dos aviões que corriqueiramente chamamos de turbina são na realidade os motores.
Como dividir a turbina de um avião?
- Para garantir essa eficiência, a turbina de um avião pode ser dividida em 3, 4 ou 5 grandes módulos, sendo a de três a mais comumente utilizada.
Qual é a turbina de ação?
- A turbina de ação é composta por palhetas móveis ou mais especificamente as rodas, que alternam com palhetas fixas, o vapor é expandido nos bicos ou blocos expansores e permanece sob pressão constante ao passar sobre as palhetas.
Por que são chamados de turbinas?
- Eles são formados por um turbojato com um enorme ventilador na parte frontral, que funciona como hélice, e são cobertos por uma grande carenagem. Muita gente costuma chamá-los de turbina, mas, na realidade, a turbina é apenas uma parte interna do motor.
Como funciona a turbina de trás?
- A turbina na parte de trás é acionada por gases quentes, e esta gira um eixo que aciona a hélice. Alguns pequenos aviões e aeronaves de transporte são alimentados por turboélices.