adplus-dvertising

Quais os órgãos que podem ser doados após a morte?

Índice

Quais os órgãos que podem ser doados após a morte?

Quais os órgãos que podem ser doados após a morte?

Há duas situações de morte: a morte encefálica, que é a morte do encéfalo (cérebro+tronco encefálico) e a morte por coração parado.Na morte encefálica, os órgãos que podem ser doados são: o coração, os dois pulmões, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.

Quais os requisitos para um cadáver ser considerado um doador de órgãos e quais órgãos podem ser doados?

Potencialmente, qualquer pessoa saudável maior de 18 anos pode ser uma doadora de órgãos. Entretanto, o doador deve ser parente do receptor em até quarto grau e possuir compatibilidade sanguínea. Caso o doador não seja um parente relacionado é necessária autorização judicial.

Qual tipo de morte não pode doar órgãos?

A doação de alguns órgãos ou tecidos pode ocorrer em vida (doador vivo) sem que isso afete a saúde do doador. Outros órgãos ou tecidos somente podem ser doados após a morte (doador falecido). Pela lei brasileira a doação de órgãos de doador falecido só é permitida em uma situação chamada Morte Encefálica.

Qual o significado da palavra doar?

  • Qualquer definição sobre essa palavra pode ser injusta. Doar, conheça o seu significado e a sua importância para a sociedade. Inclusive a explicação que se encontra no dicionário: a de que doar é transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, bem, quantia, imóvel, vantagens etc. que antes era de sua propriedade.

Como é possível doar órgãos no Brasil?

  • Para ser doador de órgãos no Brasil, é preciso informar à família deste desejo, pois não há necessidade de deixar registrado em nenhum documento. Atualmente é possível doar rins, fígado, coração, pâncreas e pulmões, além de tecidos, como córnea, pele, ossos, cartilagens, sangue, válvulas cardíacas e medula óssea.

Qual é a doação?

  • De acordo com o nº 1 do artigo 940º do Código Civil, “ Doação é o contrato pelo qual uma pessoa, por espírito de liberalidade e à custa do seu património, dispõe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigação, em benefício do outro contraente ”.

Por que você precisa doar dinheiro?

  • Quando falamos de doação, não necessariamente você precisa doar dinheiro. A doação é exercida de muitas formas (você poderá descobrir algumas delas logo abaixo). Muitas vezes, transformar seu entorno é bastante simples. O exemplo de um australiano chamado James Harrison mostra que uma simples doação pode se tornar bastante significativa.

Postagens relacionadas: