Por que um paciente em overdose de insulina entra em coma?
Índice
- Por que um paciente em overdose de insulina entra em coma?
- O que acontece se eu tomar muita insulina?
- Quantos ml de insulina pode matar?
- O que acontece se uma pessoa que não precisa de insulina tomar uma?
- Por que pacientes com hipoglicemia podem entrar em coma?
- Quais os sintomas do excesso de insulina no sangue?
- Qual a dose de insulina?
- Como ocorre a overdose em pacientes com diabetes mellitus?
- Como fazer a superdosagem de insulina?
Por que um paciente em overdose de insulina entra em coma?
O coma pode ser causado de forma rápida ou lenta, dependendo de como a insulina foi injetada. Se for abaixo da pele, maneira mais comum, ela pode demorar horas para causar o efeito do coma e a morte por hipoglicemia. Se for injetada na corrente sanguínea, seu efeito é imediato, causando o coma e a falência dos órgãos.
O que acontece se eu tomar muita insulina?
Se chegar a acontecer uma overdose de insulina, então você sofrerá uma diminuição dos seus níveis de glicose no sangue. Este fenômeno se conhece como hipoglicemia.
Quantos ml de insulina pode matar?
As vítimas, na sua maioria, eram crianças, idosos ou enfermos. Hipoglicemia é o primeiro indício do uso homicida da insulina em indivíduos vivos e requer a demonstração da concentração da insulina plasmática maior que 1000 pmol/L e níveis indetectáveis de peptídeo C plasmático para estabelecer o diagnóstico.
O que acontece se uma pessoa que não precisa de insulina tomar uma?
Se uma pessoa que não tem diabetes tomar insulina, o seu nível de glicose (açúcar) no sangue pode ficar baixo e ela pode apresentar desde tontura e dor de cabeça até convulsão e coma, nos casos mais graves.
Por que pacientes com hipoglicemia podem entrar em coma?
O coma no diabetes pode ocorrer se a pessoa tiver uma hipoglicemia muito grave (glicose extremamente baixa) ou na hiperglicemia (glicose extremamente alta). Nesse segundo caso ocorre um quadro chamado de cetose em que outras alterações sistêmicas são desencadeadas pela hiperglicemia levando ao coma.
Quais os sintomas do excesso de insulina no sangue?
- A taxa na qual os sintomas se desenvolvem depende do tipo de medicação usada. Com a introdução da insulina rápida, os sintomas se desenvolvem durante um curto período de tempo, com a injeção lenta de insulina - por um período mais longo. Os sintomas do excesso de insulina no sangue são os seguintes.
Qual a dose de insulina?
- As doses de insulina são selecionadas individualmente, sob a supervisão de um médico. É necessário medir a glicemia, para dominar os métodos de autocontrole da doença. Para uma pessoa saudável, uma dose “inofensiva” do medicamento varia de 2 a 4 UI.
Como ocorre a overdose em pacientes com diabetes mellitus?
- Um persistente excesso de insulina no tratamento do diabetes mellitus leva à superdosagem crônica, que é acompanhada pela produção de hormônios que impedem a diminuição dos níveis de açúcar no sangue - adrenalina, corticosteróides, glucagon - e é chamada de "síndrome de Somoggia". Sinais de overdose crônica em pacientes com diabetes mellitus:
Como fazer a superdosagem de insulina?
- Com o desenvolvimento de hipoglicemia severa (perda de consciência, convulsões), o principal remédio para a superdosagem de insulina é a glicose intravenosa. Faça uma injeção de solução a 40% na quantidade de 30-50 ml, se após 10 minutos o paciente não recuperar a consciência, então a infusão é repetida.