adplus-dvertising

Qual é a função do osso navicular?

Índice

Qual é a função do osso navicular?

Qual é a função do osso navicular?

O osso NAVICULAR está presente no mediopé de todas as pessoas e tem uma grande importância já que é uma conexão entre a parte posterior (retropé) e anterior dos pés. Ele faz sua principal articulação com o tálus, osso do retropé, e recebe inserção muscular através do tendão tibial posterior.

Porque o osso navicular dói?

Saúde do tornozelo e pé A existência do navicular acessório pode ocasionar dor e desconforto quando existe alguma forma de lesão envolvida como compressão local, trauma ou tração de repetição pelo tendão tibial posterior. Calçados inadequados, atividades de impacto e entorses são as principais causas.

O que é osso navicular em equinos?

A síndrome navicular em equinos é uma doença degenerativa crônica e progressiva que atinge o osso sesamóide distal, conhecido simplesmente como osso navicular, devido a seu formato. Além do osso navicular, a enfermidade pode atingir a bursa navicular e tendões flexores, comprometendo o aparelho locomotor dos equinos.

O que é fratura do navicular?

Introdução: O osso navicular é um dos ossos do tarso que mais raramente sofre uma fratura. Com o formato de um barco e posicionado entre a cabeça do tálus e dos três cunei- formes, desempenha um papel importante na sustentação da coluna medial do pé.

Qual é o osso navicular?

O navicular acessório é um osso extra localizado na parte interna do pé, logo acima do arco plantar medial, sendo incorporado ao tendão tibial posterior.

Como tratar navicular?

O tratamento geralmente envolve períodos variáveis de repouso, cuidado com os cascos e colocação e ferradura corretivos, drogas para melhorar o fluxo sanguíneo, agentes anti-inflamatórios, drogas especificas para o tratamento da artrite e cirurgia. Palavras chaves: osso sesamóide distal, equinos, claudicação e raio X.

O que é o navicular?

O navicular é um osso tarsal que é sede de inserções tendinosas (parte do músculo tibial posterior), ligamentares (transverso, talonavicular dorsal, cuneonaviculares dorsais, calcaneonavicular plantar, fibras anteriores do ligamento deltóide) e capsulares.

Por que o osso navicular deve ser pesquisado?

  • Tipo 3: Corno medial ampliado do próprio osso navicular. 1,4,5,6 Embora geralmente assintomático, pode ser um local para a formação de joanete doloroso sobre a protuberância óssea. 4 Em pacientes com pé plano ou tendão tibial posterior, o osso navicular acessório deve ser pesquisado. 1

Quais os achados com síndrome do osso navicular?

  • Estes achados com quadro clínico são compatíveis com síndrome do osso navicular acessório. Este relato demonstra a dificuldade de diagnosticar essa lesão, pois seu o exame físico é inespecífico, podendo simular patologias mais complexas, necessitando de exames complementares para seu correto diagnóstico.

Qual a função do navicular acessório?

  • Na sua borda medial, insere-se o tendão tibial posterior, fundamental para o movimento e sustentação do arco do pé. Navicular acessório é uma alteração congênita de formação da tuberosidade do osso navicular por divisão da sua matriz de ossificação durante a fase embrionária.

Qual a função do osso acessório?

  • Navicular acessório é uma alteração congênita de formação da tuberosidade do osso navicular por divisão da sua matriz de ossificação durante a fase embrionária. Isto ocasiona o aparecimento de um osso acessório (sesamóide) na protuberância medial do navicular.

Postagens relacionadas: