adplus-dvertising

O que é urato na urina?

Índice

O que é urato na urina?

O que é urato na urina?

Os uratos amorfos correspondem a um tipo de cristal que pode ser identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra ou devido ao pH ácido da urina, sendo muitas vezes possível observar no exame a presença de outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.

O que é urato no sangue?

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico.

O que é urato monossódico?

A Gota é uma artrite inflamatória de origem metabólica que é causada por cristalização dos cristais de urato monossódico mono-hidratado (UMS) nas articulações. É a doença articular inflamatória mais comum nos homens e em mulheres idosas. Sua incidência e prevalência estão aumentando a nível mundial.

Como se forma o urato?

A maior parte dos uratos são produzidos no fígado provenientes do desdobramento das proteínas endógenas e exógenas. Vale ressaltar que a velocidade e a quantidade de ácido úrico formado a partir das purinas dependem da xantina oxidase, quanto maior for a quantidade desta enzima maior a formação de ácido úrico.

O que faz aumentar o ácido úrico no sangue?

O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em ...

Quais os problemas causados pelo urato de sódio?

  • O urato de sódio é um sal orgânico produzido por processos metabólicos. Saiba quais os problemas causados pelo acúmulo dessa substância no corpo.

Como ocorre o acúmulo de urato de sódio no sangue?

  • O acúmulo de urato de sódio no sangue é mais comum nas articulações dos joelhos e de regiões periféricas como mãos, pés e calcanhares. Tal concentração elevada, assim como a do próprio ácido úrico, desencadeia processos inflamatórios que podem culminar em casos de artrite, nefrite e gota.

Como ocorre o acúmulo de sódio no sangue?

  • No processo de degradação da purina, base nitrogenada presente no DNA, a enzima xantina oxidase age transformando-a em ácido úrico e, na sequência, em urato de sódio, um sal orgânico. O acúmulo de urato de sódio no sangue é mais comum nas articulações dos joelhos e de regiões periféricas como mãos, pés e calcanhares.

Como se formam cristais de sódio?

  • Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.

Postagens relacionadas: