Por que o carvão mineral é submetido ao processo de coqueificação antes de ser utilizado no alto-forno?

Por que o carvão mineral é submetido ao processo de coqueificação antes de ser utilizado no alto-forno?
Por que esse processo precisa ocorrer na ausência de oxigênio? Durante a queima são liberados gases oriundos da composição do carvão mineral que podem entrar em combustão, prejudicando o produto final, que no caso é o coque.
Quais são as etapas da coqueificação?
- Trata-se de um processo químico, na medida em que envolve quebra de moléculas, cujas principais etapas são: Desvolatilização primária: é o primeiro estágio da coqueificação propriamente dita e ocorre entre temperaturas da ordem de 3 °C, com a liberação de hidrocarbonetos pesados e alcatrão;
Quando começou a ser utilizado o coque?
- Começou a ser utilizado na Inglaterra do século XVIII. O coque obtém-se do aquecimento da hulha (ou carvão betuminoso), sem combustão, num recipiente fechado (calcinação). Pode ser utilizado na produção de ferro-gusa ( alto-forno ), sendo adicionado junto com a carga metálica.
Como é fabricado o coque?
- O coque geralmente é fabricado a partir de misturas de carvões, por motivos metalúrgicos (propriedades deste material durante seu uso) e estratégicos (para garantir o abastecimento vindo de fornecedores de regiões diferentes.
Qual a qualidade do coque?
- A qualidade do coque depende muito do carvão mineral do qual se origina, ... com alto conteúdo de carbono, de densidade próxima de 1,2 s por decímetro cúbico, ...