O que é uma cidade educadora?
Índice
- O que é uma cidade educadora?
- Quantas cidades no Brasil participam do projeto IAEC?
- O que é característica de cidade?
- Quais são os pilares das cidades educadoras?
- Quais são as Cidades Educadoras no Brasil?
- Quais são os pilares das Cidades Educadoras?
- Qual a concepção da Cidade Educadora?
- Quais são os objetivos das Cidades Educadoras?
- Quais são os conceitos de Cidade Educadora e território de aprendizagem?
- Como nasceu o movimento Cidades Educadoras?

O que é uma cidade educadora?
Como uma cidade pode enriquecer a vida de seus habitantes? O conceito de Cidade Educadora responde a essa questão com alternativas para integrar as atividades sociais e culturais de forma a privilegiar a formação, promoção e o desenvolvimento dos cidadãos, especialmente dos jovens e das crianças.
Quantas cidades no Brasil participam do projeto IAEC?
No Brasil. Quinze cidades são associadas: Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis, Caxias do Sul, Itapetininga, Jequié, Porto Alegre, Santiago, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, São Pedro, Sorocaba e Vitória.
O que é característica de cidade?
A concepção urbanística tradicional define uma cidade através de três características: o número de habitantes em uma dada área (densidade populacional), conexões urbanas e um estilo particular de vida. Nenhuma destas características por si só são suficientes para tornar um lugar uma cidade.
Quais são os pilares das cidades educadoras?
A partir daí, estabeleceu-se um sistema pedagógico ancorado em três pilares: aprender a cidade, aprender na cidade e aprender com a cidade. Como toda mudança, a proposta exigiu a qualificação dos educadores e a criação de roteiros pedagógicos que envolvessem as escolas e espaços.
Quais são as Cidades Educadoras no Brasil?
Aqui no Brasil, 14 municípios são considerados Cidades Educadoras: Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul, Santiago e Porto Alegre (RS), Guarulhos, Mauá, Santos, São Carlos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba (SP), Horizonte (CE) e Vitória (ES).
Quais são os pilares das Cidades Educadoras?
A partir daí, estabeleceu-se um sistema pedagógico ancorado em três pilares: aprender a cidade, aprender na cidade e aprender com a cidade. Como toda mudança, a proposta exigiu a qualificação dos educadores e a criação de roteiros pedagógicos que envolvessem as escolas e espaços.
Qual a concepção da Cidade Educadora?
- Cidade Educadora. A concepção de Cidade Educadora remete ao entendimento da cidade como território educativo. Nele, seus diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, que podem, ao assumirem uma intencionalidade educativa, garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola, ...
Quais são os objetivos das Cidades Educadoras?
- Objetivos das Cidades Educadoras 9As cidades da mesma área territorial formam uma rede que define a organização e funcionamento, sendo coordenada por uma das suas cidades. 9A Rede Brasileira conta com a participação de quatorze cidades, sendo elas: Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis, Caxias do Sul, Dourados, Jequié, Montes Claros,
Quais são os conceitos de Cidade Educadora e território de aprendizagem?
- Os conceitos de cidade educadora e de territórios de aprendizagem não são novos, mas têm ganhado cada vez mais visibilidade em discussões sobre inovação na educação e aprendizagem significativa, formando para o século XXI.
Como nasceu o movimento Cidades Educadoras?
- Cidades Educadorascomeçou como um movimento, em 1990, com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para