adplus-dvertising

O que significa pagamento indireto?

Índice

O que significa pagamento indireto?

O que significa pagamento indireto?

Pagamento indireto ou especial é um meio de extinção de obrigação onde a satisfação do credor e liberação do devedor não se efetivam em decorrência da realização da prestação, mas em virtude da aplicação de determinados pressuposto legais que garantem o efeito liberatório.

Quais são as formas de pagamento direto?

Todavia, esses meios podem ser realizados por consignação, sub-rogação, imputação, dação, novação, compensação, confusão e remissão. Vale lembrar que o pagamento pode ser feito de forma forçada por razão de sentença judicial.

Quais são as condições objetivas de pagamento direto?

Temos, ainda, as Condições Objetivas do Pagamento (Objeto do Pagamento e Sua Prova, Lugar do Pagamento, Tempo do Pagamento). Pagamento Direto, o credor vai cumprir exatamente o que deve, entrega exata do que havia sido combinado, o Artigo 327, define o local para pagamento no domicílio do devedor, como regra.

E pagamento indireto em que uma pessoa obrigada por dois ou mais débitos da mesma natureza a um mesmo credor terá o direito de indicar qual débito deseja solver com o pagamento?

Pois assim preceitua o art. 352 do Código Civil: A pessoa obrigada, por dois ou mais débitos da mesma natureza, a um só credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem líquidos e vencidos.

O que é pagamento direto e pagamento indireto?

O pagamento, juridicamente falando, é o adimplemento. ... O pagamento pode ser direto ou indireto. Considera-se pagamento direito aquele em que o cumprimento se dá nos exatos termos em que foi acordado. Já o pagamento indireto, consiste no cumprimento da obrigação é feita de forma diversa a acordada.

Quais as espécies de sub-rogação pessoal?

A sub-rogação é convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dívida, sob a condição expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito.

Qual a diferença entre pagamento direto e pagamento indireto?

O pagamento, juridicamente falando, é o adimplemento. ... O pagamento pode ser direto ou indireto. Considera-se pagamento direito aquele em que o cumprimento se dá nos exatos termos em que foi acordado. Já o pagamento indireto, consiste no cumprimento da obrigação é feita de forma diversa a acordada.

Quais são os requisitos para a validação do pagamento?

Por fim, para que o pagamento cumpra seu papel extintivo de obrigação, ele precisa se fazer constar de alguns elementos essenciais de validade: existência de um vínculo obrigacional; intenção de solvê-lo (animus solvendi); cumprimento da prestação; pessoa que efetua o pagamento (solvens); pessoa que o recebe (accipiens ...

Quais as hipóteses de pagamento indireto?

  • Conheça as hipóteses de pagamento indireto. O pagamento, juridicamente falando, é o adimplemento. Ou seja: o cumprimento de uma obrigação, tendo como consequência a extinção da obrigação. Mas, a extinção da obrigação não exime as partes da responsabilidade pós-contratual que decorra do contrato adimplido.

Qual é o tributo indireto?

  • Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. Ele é indireto pelo fato de não considerar a renda de uma pessoa, mas sim quanto ela consome. Em resumo, o ponto de atenção são as transações de mercadorias, ou seja, esse imposto incide sobre o que é consumido (roupas, produtos alimentícios, tecnologia, medicamentos etc.).

Quais são os custos dos impostos indiretos?

  • O ponto principal está na relação entre os custos que são pagos e no que é retribuído para a sociedade. Para muitos, os tributos não correspondem à qualidade dos serviços disponibilizados, como escolas e hospitais. Além disso, a proporção paga nos impostos indiretos não é a mesma para todos.

O que são os tributos diretos e indiretos?

  • O que são tributos diretos e indiretos? Os impostos que pessoas físicas e jurídicas pagam rotineiramente são divididos em diretos e indiretos. Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. Ele é indireto pelo fato de não considerar a renda de uma pessoa, mas sim quanto ela consome.

Postagens relacionadas: