adplus-dvertising

O que é objeto transicional na psicologia?

Índice

O que é objeto transicional na psicologia?

O que é objeto transicional na psicologia?

O objeto transicional é um mediador entre mãe e filho, eu e não-eu, mundo interno e mundo externo. ... Para que exista um desenvolvimento do processo de separação- individualização é necessário a existência de um objeto transicional em sua forma saudável como um acalmador da ansiedade.

O que é objeto transicional para Winnicott?

Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.

Para que serve o objeto transicional?

O termo objeto transicional foi criado na década de 1960 por D. W. Winnicott, grande estudioso da infância. Sua função, de acordo com o pesquisador, é de representar a mãe (ou o cuidador principal) quando ela estiver ausente, trazendo o conforto que a criança precisa em momentos de angústia e ansiedade.

O que são objetos e fenômenos transicionais?

O conceito de objetos transicionais foi criado por D. W. Winnicott para descrever o uso simbólico que os bebês fazem dos objetos da realidade compartilhada, para aliviar a angústia de separação, em torno do período de desmame. Gradativamente, o fenômeno irradia-se desses objetos para toda a experiência cultural.

Quais as condições para o estabelecimento do objeto transicional?

Acredita-se que a constituição do espaço transicional e, inicialmente, do objeto transicional não se dê sem a presença da angústia. Tal afeto é fundamental, pois por ele o indivíduo pode movimentar-se na realidade, indo além do objeto, constituindo e vivenciando o fenômeno transicional.

Como você compreende o conceito de objeto transicional tendo em vista a teoria do amadurecimento de Winnicott?

Em Winnicott o conceito de objeto ou fenômeno transicional recebe três usos diferentes: um processo evolutivo, como etapa do desenvolvimento; vinculada às angústias de separação e às defesas contra elas; representando um espaço dentro da mente do indivíduo.

Por que os objetos transicionais se tornam vitalmente importantes na hora do dormir?

Os objetos transicionais (como um ursinho, a ponta da fralda, o cobertor, etc) se tornam vitalmente importantes na hora do dormir, pois realizam uma função importante de suporte na hora do afastamento da mãe, da função materna, representando o seio da mãe (entendido como o conjunto dos cuidados maternos) ou a união mãe ...

Quando introduzir objeto de transição?

O objeto de transição pode ser qualquer coisa a que o bebê se apegue a partir do quarto mês de vida....Confira, a seguir, dez curiosidades sobre o tema, além de depoimentos de pais de crianças que adotaram o objeto de transição.

  1. Nem toda criança tem objeto de transição. ...
  2. Ele só pode ser escolhido por seu filho. ...
  3. É saudável.

Qual a função dos objetos de transição que os bebês nesta fase utilizam E o que eles oferecem Quais são estes objetos?

Nessa fase, as “naninhas”, as pelúcias e também os livros de pano são efetivos, podendo ser adotados como objeto de transição, proporcionando conforto e sensação de segurança para o bebê.

O que é objeto subjetivo?

O conceito de objeto subjetivo é central no pensamento do autor exatamente porque, do ponto de vista teórico, ajuda a explicitar um aspecto fundamental do desenvolvimento emocional que é a experiência da realidade subjetiva, própria do estágio da primeira mamada teórica.

Postagens relacionadas: