O que é competência na Bncc?
Índice
- O que é competência na Bncc?
- Qual a relação entre competência e aprendizagem?
- Porque trabalhar por competências e habilidades na escola?
- O que são competências no processo de ensino e aprendizagem?
- Como a aprendizagem está envolvida com o desenvolvimento das competências?
- Quais são as competências do estudante?
- Qual a competência do aluno no contexto educacional?
- Por que o ensino por competências não se conforma ao século XXI?
- Como funciona a aprendizagem por competências?
O que é competência na Bncc?
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Qual a relação entre competência e aprendizagem?
Cada competência apresenta seu modo particular de aprendizado. Entretanto, as principais estruturas nervosas, responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento em nosso cérebro, são: o hipocampo, e o córtex pré-frontal. No hipocampo residem nossas experiências, emoções e conhecimentos.
Porque trabalhar por competências e habilidades na escola?
O objetivo se trabalhar habilidades e competências em sala de aula é tornar o aluno protagonista de seu processo de aprendizado. ... Tudo isso cria uma maior interação dos alunos em sala, gerando comunicação, autoconhecimento, empatia e cooperação.
O que são competências no processo de ensino e aprendizagem?
Em Educação o conceito de competência tem surgido como alternativa a capacidade, habilidade, aptidão, potencia- lidade, conhecimento ou savoir-faire. É a competência que permite ao sujeito aprendente enfrentar e regular adequada- mente um conjunto de tarefas e de situações educativas.
Como a aprendizagem está envolvida com o desenvolvimento das competências?
A complexidade da combinação de diferentes ambientes e formas de aprendizagem, contexto e possibilidades permitem em maior ou menor grau o desenvolvimento de competências ao indivíduo. ... Como tal, a aprendizagem não é apenas reprodução, mas também reformulação e renovação do conhecimento e das competências.
Quais são as competências do estudante?
- As competências são mais abstratas e amplas, ao passo em que as habilidades são mais concretas. Um exemplo: criatividade e senso crítico são competências que, para serem desenvolvidas, requerem que o estudante manifeste habilidades como sintetizar, julgar e analisar situações-problema.
Qual a competência do aluno no contexto educacional?
- De maneira resumida, podemos dizer que as competências no contexto educacional dizem respeito à capacidade do aluno de mobilizar recursos visando a abordar e resolver uma situação complexa. Simplificando bem, é o aluno saber saber ou saber conhecer.
Por que o ensino por competências não se conforma ao século XXI?
- Na Lumiar, acreditamos que o ensino por competências leva a um aprendizado que já não se conforma ao “saber fazer”, que fundamentou a escolaridade do século XX. A escola do século XXI deve dar condições para que os indivíduos se desenvolvam pessoal, profissional, academicamente e em comunidade.
Como funciona a aprendizagem por competências?
- Assim, a aprendizagem por competências tende a ser guiada para estimular o indivíduo a lidar melhor com sua equipe, a gerenciar pequenas crises e a ter criatividade para não sucumbir frente à concorrência. Embora a expressão seja recente, a utilização do ensino por competências não chega a ser novidade.