O que apresentar no dia do folclore?
O que apresentar no dia do folclore?
Confira abaixo algumas ideias que podem ser realizadas nessa data:
- Contar lendas;
- Cantar músicas folclóricas;
- Apresentar danças folclóricas;
- Desenhar e pintar personagens do folclore;
- Produzir painéis e murais alusivos à comemoração;
- Apresentar peças teatrais alusivas ao folclore;
- Recitar provérbios e ditados populares.
Como aproximar o folclore das crianças na educação infantil?
- Para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, os educadores podem inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala.
Qual a importância do folclore nas unidades escolares?
- Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.
Qual o folclore brasileiro?
- O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.
Qual a origem da palavra folclore?
- A palavra tem origem no inglês, em que "folclore" significa sabedoria popular. É importante salientar, que o folclore deve ser trabalhado o ano inteiro nas aulas de música, porque oferecem diversas possibilidades de interação e brincadeiras. Muitos, porém acreditam que é um trabalho que se resume às lendas.