O que são mercadoria fetichismo e alienação no conceito de trabalho de Karl Marx?
O que são mercadoria fetichismo e alienação no conceito de trabalho de Karl Marx?
Podemos dizer assim que, enquanto a alienação é um processo que decorre de diversos modos de produção, e de distintas modalidades, o fetichismo da mercadoria é uma particularidade econômica do modo de produção capitalista.
Qual o conceito de fetichismo da mercadoria?
- O conceito de “fetichismo da mercadoria” não é de fácil compreensão, sobretudo quando o primeiro contato ocorre diretamente com texto de Marx (1867). Pensando nisso, buscamos por meio deste texto apresentar de forma menos complexa esse conceito [1] tão caro para a compreensão das reações de trabalho e de troca no capitalismo.
Qual é o conceito de fetichismo?
- Trata-se de uma relação social entre pessoas, mas mediada por coisas, tendo como resultado a aparência de uma relação direta entre as coisas e não entre as pessoas. Marx apresentou o conceito de fetichismo naquela que é considerada sua obra prima: O Capital.
Por que o fetichismo é uma relação social?
- O mesmo acontece no mundo das mercadorias com os produtos das mãos dos homens. A isto dou o nome de fetichismo que adere aos produtos do trabalho, tão logo eles são produzidos como mercadorias, e que é, portanto inseparável da produção de mercadorias." [2] Segundo Marx, o fetichismo é uma relação social entre
Qual é o fenômeno da mercadoria?
- Karl Marx denomina este fenômeno como sendo um “Fetiche da mercadoria”, para isto ele se baseia na história do personagem bíblico Moisés, que após vagar quarenta anos com o povo escolhido por Deus (Judeus) atrás da terra prometida se depara com a crescente descrença dos seus seguidores, que já estavam cansados de se deslocar ...