Por que não ser feminista?
Por que não ser feminista?
O antifeminismo pode ser motivado pela crença de que as teorias feministas do patriarcado e as desvantagens sofridas pelas mulheres na sociedade são incorretas ou exageradas; que o feminismo como um movimento encoraja a misandria e resulta em dano ou opressão aos homens; ou apenas a oposição geral em relação aos ...
Por que as feministas radicais são extremistas?
- Mas as feministas radicais — ou radfem, como são chamadas — não são extremistas. Essa corrente surgiu entre as décadas de 60 e 70 e defende que a raiz — de onde a palavra radical vem — de todas opressões é o patriarcado. O radfem aceita apenas mulheres no movimento, por isso, muitas vezes, elas são chamadas de transfóbicas.
Quem é o feminismo?
- O feminismo é um movimento político e social que busca a igualdade entre homens e mulheres nos diferentes aspectos da vida: pessoal, profissional, político e assim vai.
Por que o movimento feminista é um só?
- O movimento feminista é um só, mas tente enxergá-lo como um guarda-chuva. Dentro dele, cada uma das vertentes do feminismo reflete a luta diária de grupos distintos de mulheres. Conheça quais são elas e veja com qual, ou quais, você se identifica!
Qual foi a primeira luta dessas feministas?
- A primeira luta dessas feministas foi pelo direito de trabalhar. Com o passar do tempo, as reivindicações das feministas socialistas foram mudando, mas sempre com o mesmo pensamento: de que o machismo só acabaria quando acabar o capitalismo, com a abolição dos meios privados de produção e uma redivisão sexual do trabalho.