adplus-dvertising

Qual é a função do exoesqueleto dos artrópodes?

Índice

Qual é a função do exoesqueleto dos artrópodes?

Qual é a função do exoesqueleto dos artrópodes?

Como dito anteriormente, o exoesqueleto é um atributo fundamental para o sucesso adaptativo dos animais pertencentes ao filo Arthropoda. Isso porque ele funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal.

Qual o carboidrato constituinte do exoesqueleto dos artrópodes?

Quitina: é um polissacarídeo encontrado na parede celular das células de alguns fungos e também na composição do exoesqueleto de artrópodes, como insetos e crustáceos.

O que é uma ecdise e qual sua principal importância para os artrópodes?

Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.

Como é chamado o carboidrato estrutural dos artrópodes e fungos e dos vegetais?

A quitina é um polissacarídeo estrutural encontrado em abundância na natureza. A quitina é constituída por uma cadeia longa de N-acetilglicosamina, um derivado da glicose. Os polissacarídeos são polímeros de monossacarídeos, pertencentes ao grupo dos carboidratos.

Quais são os artrópodes?

  • Os artrópodes são formados por segmentos e apêndices articulados, o corpo é constituído por patas e antenas, que possibilitam movimentos.

Qual a estrutura do exoesqueleto?

  • Essa estrutura, embora seja rígida, é fina e maleável nas articulações dos artrópodes, possibilitando, assim, seus movimentos. O exoesqueleto pode também projetar estruturas, como é o caso das cerdas.

Por que os artrópodes apresentam colorações em seus corpos?

  • Alguns artrópodes apresentam colorações em seus corpos que podem ocorrer por causa de pigmentos depositados em seu exoesqueleto enquanto ele é secretado, de colorações de tecidos e da hemoglobina, os quais podem ser vistos quando o exoesqueleto é fino e transparente ou por causa da refração da luz pela epicutícula.

Como funciona o exoesqueleto novo?

  • Ao sofrer a muda, as células da epiderme do artrópode secretam um novo exoesqueleto embaixo do exoesqueleto antigo, que se racha permitindo que o artrópode saia com seu novo exoesqueleto. O exoesqueleto novo é muito flexível e se adapta ao corpo do animal à medida que ele cresce.

Postagens relacionadas: