O que significa TC na odontologia?
Índice
- O que significa TC na odontologia?
- Porque o dentista pede tomografia do dente?
- Como é feita a tomografia dos dentes?
- Como é feita a tomografia da mandíbula?
- Quais as indicações da tomografia na odontologia?
- Quais as aplicações para a tomografia odontológica?
- Como avaliar uma tomografia odontológica?
- Onde fazer tomografia para implante Dentario?
- Quais são as principais técnicas tomográficas na odontologia?
- Quais são os tipos de tomografias?
- Quais as vantagens da tomografia computadorizada?
- Qual a vantagem da radiografia panorâmica odontológica digital?
O que significa TC na odontologia?
A tomografia computadorizada por feixe cônico está entre os exames mais solicitados pelos cirurgiões-dentistas. É um método tridimensional utilizado em todas as áreas da odontologia. A técnica consiste em obtenção de imagens através de raios-X. Estas imagens são reconstruídas por um software, resultando em um volume.
Porque o dentista pede tomografia do dente?
Geralmente, tomografias são solicitadas quando é preciso analisar melhor o posicionamento de alguma estrutura ou condição clínica na arcada dentária, como um implante, um cisto ou até mesmo um tumor. A imagem 3D permite uma melhor percepção do local que está sendo examinado.
Como é feita a tomografia dos dentes?
Neste tipo de exame, o paciente senta-se em uma cabine e o aparelho faz um movimento de rotação de 360 °C em torno de sua cabeça. Por meio da movimentação, o raio-x alcança todo o complexo mandibulo-maxilar e, a cada determinado grau de giro, obtém uma imagem do rosto do paciente.
Como é feita a tomografia da mandíbula?
O exame de tomografia computadorizada de maxilar é realizado no aparelho de tomografia computadorizada. O aparelho de tomografia computadorizada é composto por maca e tubo. O paciente deita-se na maca, que vai ao interior do tubo, o qual realiza movimentos circulares e, assim, fornece imagens.
Quais as indicações da tomografia na odontologia?
Na odontologia a tomografia pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, avaliar o rebordo alveolar para o planejamento prévio a colocação dos implantes dentários, visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar sequelas de traumas, mostrar os componentes ósseos da articulação ...
Quais as aplicações para a tomografia odontológica?
A tomografia computadorizada tem muitas aplicações na Odontologia. Ela pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar trauma, mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os leitos para implantes dentários.
Como avaliar uma tomografia odontológica?
A tomografia computadorizada pode ser usada na Odontologia para identificar e delinear processos patológicos (tumores benignos e malignos, cistos odontogênicos e corpos estranhos), visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais (maxilar, frontal, etmoidal e esfenoidal), diagnosticar trauma (plano axial, sagital ...
Onde fazer tomografia para implante Dentario?
A equipe da ImplArt Odontologia é capacitada e treinada para analisar as imagens e planejar dos implantes dentários. Para sua comodidade, possuímos um Centro Radiológico Digital próprio para realização desse e outros exames.
Quais são as principais técnicas tomográficas na odontologia?
- Objetivo:Descrever as principais técnicas tomográficas existentes e suas aplicações na Odontologia. Realizou-se uma revisão da literatura sobre os avanços das principais técnicas tomográficas que resultaram em maior acurácia no diagnóstico, menor tempo de exame e menor quantidade de radiação.
Quais são os tipos de tomografias?
- Os principais tipos de tomografias são: Tomografia de crânio: Indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas. Saiba mais sobre este exame;
Quais as vantagens da tomografia computadorizada?
- A tomografia computadorizada tem três vantagens gerais importantes sobre a radiografia convencional: a primeira é que as informações tridimensionais são apresentadas na forma de uma série de cortes finos da estrutura interna da parte estudada.
Qual a vantagem da radiografia panorâmica odontológica digital?
- A radiografia panorâmica odontológica digital apresenta diversas vantagens em relação à praticada com dry film: economia: a redução dos custos pode chegar até 80% em relação ao filme radiográfico. Além do dry film, é necessário investir em outros materiais, como reveladores, fixadores e locação de impressoras;