Quais são os equipamentos utilizados na medicina nuclear?
Índice
Quais são os equipamentos utilizados na medicina nuclear?
Tomografia computadorizada (TC); Tomografia de emissão de pósitron (PET); Ressonância magnética nuclear; Cintilografia....Dentre os principais radiofármacos utilizados na medicina nuclear encontra-se:
- Tecnécio-99-metaestável;
- Iodo-123 e Iodo-121;
- Tálio-201;
- Gálio-67;
- Índio-111;
- Xénon-133;
- Crípton-81m;
- Flúor-18.
Qual o tipo de radiação utilizada na medicina nuclear?
Elas são capazes de provocar a perda de elétrons, alterando o estado físico dos átomos – em um processo que se chama ionização. Pilares da radiologia médica, os raios X são exemplos de radiação ionizante. Os tipos utilizados pela medicina nuclear são as radiações alfa, beta e gama.
Quanto tempo demoram os exames de Medicina Nuclear?
- Para exames ósseos, o material leva 2 a 3 horas para ser absorvido e o exame cerca de 1h. Gamagrafias com gálio levam vários dias entre a injeção e o exame propriamente dito. Os resultados dos exames de medicina nuclear estão geralmente disponíveis em alguns dias.
Por que os exames de medicina nuclear são seguros?
- Em geral, os exames de medicina nuclear são seguros. As doses de radiação são muito pequenas e os radionuclídeos oferecem baixo risco de toxicidade para provocar uma reação alérgica. Embora raro, alguns pacientes podem sentir dor e apresentar inchaço no local onde o material é injetado.
Como funciona a medicina nuclear?
- Diferente dos exames de imagem convencionais, como radiografia, ressonância magnética e ultrassom, a medicina nuclear tem como base analisar a função dos tecidos e dos órgãos. Ela avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo.
Quais são as vantagens da medicina nuclear?
- Entre as inúmeras vantagens de utilizar a medicina nuclear para o diagnóstico de doenças, as principais são: Possibilidade de diagnosticar doenças até então invisíveis pelos exames de radiografia comuns. Quais são os principais exames realizados com medicina nuclear? O exame utiliza isótopos radioativos para obter o diagnóstico de várias doenças.