O que controla o comportamento verbal?
O que controla o comportamento verbal?
As palavras pronunciadas, as construções frasais, as interjeições, os gestos seriam diferentes em cada ocasião. É exatamente por isso que Skinner () afirma que a comunidade verbal assume o controle operante sobre a musculatura do aparelho fonador do falante.
Qual a função do comportamento verbal?
Segundo Skinner (), o comportamento verbal é comportamento operante, agindo sobre o ambiente e sofrendo as conseqüências da alteração que provoca nele. Estas conseqüências – como o reforço e a punição – determinarão a probabilidade de emissão futura da classe de respostas que integram o operante.
Quais são as características do comportamento verbal?
- Caracteriza-se o comportamento verbal como comportamento operante. Apresentam-se aspectos distintivos entre o comportamento verbal e os demais comportamentos operantes. Algumas categorias básicas de comportamento verbal são referidas ao final do texto. Palavras-chave: Comportamento operante, Comportamento verbal, Análise funcional.
Como pode ser compreendido o comportamento verbal?
- Apesar de complexo, o comportamento verbal pode ser compreendido através de análise funcional, ou seja, por meio do mesmo tipo de análise originalmente desenvolvida para atingir a compreensão e o controle de comportamentos mais simples e essencialmente motores.
Qual a diferença entre o comportamento verbal e os outros operantes?
- A diferença básica entre o comportamento verbal e os outros operantes (não-verbais) está no fato de que o comportamento verbal é um operante cujas conseqüências não guardam relações mecânicas com a resposta a que são contingentes.
Qual a “causa” do comportamento?
- A “causa” do comportamento deve ser procurada na história anterior do indivíduo, em interação com a herança genética. Isto não implica negar a existência de uma condição que anteceda o comportamento e que seja sentida pelo indivíduo como uma intenção ou desejo.