Quais são os complementos indirectos?
Índice
Quais são os complementos indirectos?
Complemento Indirecto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indirecto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. As preposições que introduzem o complemento indirecto são: « a, de, em, para, com, por. »
O que é complemento direto exemplos?
Complemento directo — Indica o ser sobre o qual recai directamente a acção expressa pelo verbo. O meu pai comprou um carro. Neste exemplo, encontramos um sintagma que representa o sujeito e um verbo para exprimir a acção atribuída ao sujeito (comprou).
Como usar complemento directo e indirecto?
Pronombre Complemento Directo e Indirecto Alguns verbos aceitam dois complementos (objetos), um direto e um indireto. Assim, também é possível empregar-se dois pronombres complemento na mesma frase. Nesses casos, emprega-se primeiro o pronome de complemento indirecto (CI) e depois o de complemento directo (CD).
Quais são os pronomes complementos?
Conheça agora os pronomes complemento:
- 1 – pronomes complemento direto (Objeto Direto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LO / LA. Para nosotros(as) – NOS. Para vosotros(as) – OS. ...
- 2 – pronomes complemento indireto (Objeto Indireto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LE. Para nosotros(as) – NOS.
Como saber o complemento direto?
O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição. Este tipo de complemento verbal pode ter como núcleo substantivos, palavras com função de substantivo e pronomes pessoais do caso oblíquo.
Como descobrir o complemento direto?
Para se distinguir um complemento do outro devem fazer-se as seguintes perguntas ao verbo:
- O quê? Quem? (para se determinar o complemento direto)
- A quem? (para se determinar o complemento indireto)
Como devemos fazer o uso do pronome objeto direto e indireto espanhol?
Em espanhol os pronomes átonos de objeto direto e indireto, quando juntos, aparecem na ordem: OI + OD e devem sempre estar posicionados da seguinte forma: antes do verbo conjugado ou depois de verbos em infinitivo, gerúndio ou no tempo verbal imperativo afirmativo. Exemplos: Ella le guarda siempre la comida.