O que é clero e nobreza?
O que é clero e nobreza?
A nobreza era tal como o clero e o povo, um dos três estados ou ordens que compunham a sociedade na Europa da Idade Média. Tal como o clero, a nobreza era uma ordem privilegiada, recebendo do rei diversas regalias tais como terras (com que eram formados os senhorios), pensões e isenção de impostos.
Qual era a importância do clero?
Entre a população comum, eram os clérigos da Igreja quem mais representavam a segurança e estabilidade, tanto religiosa quanto política – uma vez que eram as cerimônias de sagração e coroação que determinavam a legitimidade de determinado monarca em tempos incertos.
Como o clero e a nobreza participavam do governo do país?
- O clero e a nobreza participavam do governo do país de várias maneiras. Tanto uma classe como a outra possuíam numerosos feudos, nos quais exerciam muita influência e autoridade. Tinham também direitos de governo sobre algumas áreas.
Por que o clero ocupa o primeiro lugar?
- Nas reuniões, nos encontros sociais, nas cerimônias oficiais do Estado, era lógico que o clero ocupasse o primeiro lugar, com primazia sobre a nobreza e o povo. Era natural que não se tomasse em consideração a condição social em que o clérigo tinha nascido, mas sim sua situação nas fileiras do clero.
Qual a diferença entre o clero e o estado?
- No regime de separação entre a Igreja e o Estado, em que vivemos, causa surpresa ver o clero mencionado como força política. Entretanto, o clero constitui uma classe social nitidamente definida e distinta das demais.
Qual a origem da nobreza?
- A nobreza era, assim como o clero e o povo, um dos estados ou ordens que formavam a sociedade europeia na Idade Média e na Idade Moderna. Por esta razão, quando uma família possui muitas propriedades ou que possui muito requinte, bons comportamentos, boa educação, é comum dizer que esta é uma família nobre.