adplus-dvertising

O que é a reação transfusional?

Índice

O que é a reação transfusional?

O que é a reação transfusional?

As reações transfusionais imediatas são aquelas que acontecem durante a transfusão ou em até 24 horas após. Essas complicações são situações emergenciais e podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais.

O que fazer em caso de reação transfusional?

Afastar hemólise e contaminação bacteriana. Enviar amostras para o Banco de Sangue; repetir testes imuno-hematológicos, cultura da bolsa e receptor. A maioria das reações é benigna e pode cessar sem tratamento. Nada até pré-medicar com anti-histamínicos.

O que é ato transfusional?

O QUE É ATO TRANSFUSIONAL? Ação de transferir um sangue ou uma certa quantidade de sangue (CH) ou Hemocomponente (Plasma,CP,Crio) ou hemoderivados para o sistema circulatório de um Receptor.

Porque ocorre reação transfusional?

RTHA geralmente resulta da reação dos anticorpos do plasma do receptor contra os eritrócitos do doador. A incompatibilidade de antígenos ABO é a causa mais comum de reação transfusional hemolítica aguda. Os anticorpos contra os antígenos de grupos sanguíneos não ABO também podem ocasionar RTHA.

Quando devo interromper uma hemotransfusão?

Os sintomas mais comuns são calafrios, rigidez, febre, dispneia, tontura, urticária, coceira e dor no flanco. Se qualquer um desses sintomas (que não seja urticária e coceira localizada) ocorrer, a transfusão deve ser interrompida imediatamente e o acesso IV mantido pérvio com soro fisiológico normal.

Quais são os cuidados de enfermagem na transfusão sanguínea?

Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.

Qual é o sistema de hemovigilância?

  • Essas notificações fazem parte do Sistema Nacional de Hemovigilância (SNH), que é um sistema de avaliação e alerta com objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis ou inesperados da utilização de hemocomponentes a fim de prevenir seu aparecimento ou recorrência.

Qual a atuação da hemovigilância em saúde?

  • A Hemovigilância está Inserida nas ações de Vigilância em Saúde desenvolvidas no Brasil e representa uma das áreas estratégicas de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

Qual o objetivo maior da hemovigilância?

  • Dessa forma, o objetivo maior da Hemovigilância é o direcionamento de ações que ampliem e aprimorem a segurança nas transfusões sanguíneas, com particular ênfase nos incidentes transfusionais.

Quais são as regulamentações técnicas da hemoterapia?

  • Somente na década de 60, com a criação da Comissão Nacional de Hemoterapia (CNH) surgem as primeiras regulamentações técnicas da prática hemoterápica no país. A partir da década de 80, ocorrem grandes avanços nos procedimentos técnicos, caracte-rizados por medidas de precaução, cujo objetivo é promover a segurança dos procedimentos

Postagens relacionadas: