adplus-dvertising

O que é um HD SATA?

Índice

O que é um HD SATA?

O que é um HD SATA?

O SATA (Serial ATA) é o substituto do padrão IDE (Integrated Drive Electronics), que posteriormente foi renomeado para PATA (Parallel ATA). A novidade é o uso cabos menores, pois é necessário a utilização de apenas sete fios, enquanto no padrão anterior eram usado 40 fios.

Para que serve um HD SATA?

HDs SATA, por trazerem conectores menores e cabos mais versáteis, acabam oferecendo mais espaço dentro do gabinete de um computador desktop. Além disso, esse padrão permite o uso de cabos muito mais longos, de até 1 metro de comprimento. É muito mais do que o recomendado para cabos ATA, que não podem ultrapassar 45 cm.

Como saber qual tipo de HD SATA?

Para identificá-los não há muito mistério, pois eles usam conectores bem diferentes. O HD IDE, na sua parte traseira, possui um conector de 40 pinos. Ele possui também um conector macho de 4 pinos para a alimentação elétrica. Já os HDs Sata usam um conector bem menor, de apenas 7 pinos.

Qual a diferença entre HD SATA e ATA?

Esses dois padrões de HDs e cabos, ATA e SATA, podem ser facilmente diferenciados visualmente. O padrão ATA possui conector de 40 pinos para energia e mais 5 cm de largura para os lados. O SATA, menor, possui conector de 4 pinos para energia. ... O padrão SATA possui conectores bem menores, com menos de 2 cm de largura.

Qual a velocidade de leitura de um HD SATA?

Já na primeira geração dos HDs SATA, a velocidade oferecida era de 150 MB/s, passando na geração SATA II para 300 MB/s e na geração SATA III, o máximo suportado era de 600 MB/s. Na prática, um HD com interface ATA é obrigado a transferir dados em velocidade já ultrapassada para os padrões atuais.

Qual é melhor HD SATA ou SSD?

A principal diferença para o HD, é que o SSD é mais rápido. Um SSD armazena dados em células de memória Flash, as mesmas presentes em smartphones e tablets. ... É assim que os dados são escritos, e podem ser lidos várias vezes, enquanto uma nova carga não for aplicada.

Quais são as diferenças entre HD SATA e SAS?

  • Quais são as diferenças entre HD SATA e SAS? Enquanto um HD SATA opera em velocidades que variam entre 5.400 e 7.200 rpm, um modelo SAS pode facilmente superá-lo, chegando a atingir 15.000 rpm. Essa diferença é importante em momentos de manipulação de grandes arquivos.

Qual a diferença entre o SATA e o SATA?

  • Os nomes de ambas as tecnologias já indicam a principal diferença entre elas: o PATA faz transferência de dados de forma paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes estivessem "lado a lado". No SATA, a transmissão ocorre em série, como se os dados estivessem em "fila".

Qual a vantagem do SATA com o IDE?

  • A primeira grande vantagem do SATA em relação ao IDE é referente ao tamanho dos cabos, que eram enormes nos dispositivos IDEs, por estes apresentarem transferência de dados de forma paralela. Como no SATA tudo é feito em série, um pequeno cabo é capaz de realizar a tarefa.

Qual a velocidade máxima para um HD com interface SATA?

  • Sua primeira geração já oferecia até 150 MB/s de velocidade, passando para 300 MB/s na SATA II e o máximo de 600 MB/s na SATA III. Isso significa, na prática, que um HD com interface ATA é obrigado a transferir dados em velocidade ultrapassada para os padrões atuais.

Postagens relacionadas: