O que é um gametófito e um esporófito?
O que é um gametófito e um esporófito?
O gametófito é a estrutura que representa a parte, ou a fase, haplóide (n) de um vegetal ou organismo com ciclo de vida marcado por alternância de gerações - apresentando, assim, uma fase diplóide (2n), chamada esporófito; e uma fase haplóide (n), que é o gametófito.
Qual a vantagem do Esporofito dominante?
A função primordial do esporófito é produzir esporos, estes constituídos por células únicas capazes de se dividirem por mitose e originar organismos. Os esporos são considerados células reprodutivas, que não necessitam da fusão de outra célula para originar outro organismo, como ocorre com gametas.
Como se desenvolve o esporófito?
- A partir das Gimnospermas, o Esporófito se desenvolve mais, enquanto o gametófito torna-se muito mais reduzido, geralmente sendo formado por poucas células que se desenvolvem inteiramente dentro do esporófito.
Qual é o nome de esporófilo?
- Acer palmatum, uma angiosperma, onde os esporófilos são os órgãos femininos e masculinos das flores. Esporófilo é a estrutura das plantas sensu lato onde se formam os esporângios. Em algumas plantas, como as samambaias, essa estrutura tem a forma de uma folha, donde o nome de esporófilo.
Como funcionam os esporófilos?
- Como nas briófitas, são os gametóides que promovem a fecundação, fica a função de somente completar o ciclo de metagênese para os produtores de esporos. O esporófilo adulto contém o esporângio (2n), que por meio de meiose gera quatro esporos para cada divisão.
Quais são os esporos?
- Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide. Os esporos diferenciam-se dos gametas por não necessitarem de se fundir a outro para gerar um novo indivíduo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)