O que quer dizer medula óssea Normocelular?
O que quer dizer medula óssea Normocelular?
O que significa: "Medula óssea com 6 espaços intertrabeculares hipocelular com 20% de celularidade.
Quais são as diferenças de celularidade da medula óssea?
A celularidade da medula óssea depende da idade e Hartsock distingue três fases de involução: 1) até os 35 anos o tecido hematopoético ocupa mais de 50% dos espaços medulares, chegando a 80% ou 90% na criança; 2) de 35 a 60 anos é em torno de 50%; e 3) após os 65 anos é inferior a 40% (Tabela 2).
O que detecta o exame mielograma?
Este é um exame muito importante para diagnóstico de leucemias, mieloma, algumas doenças infecciosas e algumas anemias. Avalia a forma das células progenitoras do sangue e quantifica. Imunofenotipagem: O exame é realizado com material da medula óssea (colhido no mielograma) ou com o sangue periférico.
Qual a medula óssea?
- A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares.
Quais são os tumores de medula óssea?
- Há, ainda, as leucemias, outros tumores de medula óssea que, em sua versão aguda, caracterizam-se por uma produção anormalmente elevada dos glóbulos brancos imaturos, que invadem a medula óssea e depois o sangue, podendo migrar para outros órgãos.
Como é feita a biópsia de medula óssea?
- Na maioria da vezes, a biópsia de medula óssea é feita juntamente com o mielograma, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue da medula óssea e que tem como objetivo avaliar as características das células sanguíneas produzidas pela medula. Entenda o que é o mielograma e como é feito.
Qual é a medula vermelha?
- A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.