O que o mecônio pode causar?
Índice
- O que o mecônio pode causar?
- O que é o mecônio quais os perigos dele para o feto?
- Como saber se o bebê fez mecônio dentro da barriga?
- Quais as complicações causa e fatores de risco da síndrome de aspiração de mecônio?
- Qual a composição do mecônio?
- Por que a eliminação de mecônio durante a gravidez?
- Como saber mais sobre a gestação e o parto?
- Como ficar de olho durante a gravidez?
- Por que o mecônio é liberado?
O que o mecônio pode causar?
O mecônio aspirado para dentro dos pulmões causa inflamação dos pulmões (pneumonite) e aumenta o risco de infecção pulmonar. O recém-nascido com síndrome de aspiração de mecônio também corre um risco mais elevado de ter hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.
O que é o mecônio quais os perigos dele para o feto?
Mecônio é um material fecal de cor esverdeada bastante escura, produzida pelo feto e normalmente é expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento. Às vezes, o mecônio é expelido antes do parto, colorindo o líquido amniótico que normalmente é de cor clara. Esse fenômeno é anormal e pode indicar sofrimento fetal.
Como saber se o bebê fez mecônio dentro da barriga?
No caso da bolsa estourar, o líquido que escorrer poderá apresentar cor amarelada ou esverdeada, indicando que o bebê defecou.
Quais as complicações causa e fatores de risco da síndrome de aspiração de mecônio?
A aspiração de mecônio intraparto pode causar pneumonite inflamatória e obstrução brônquica mecânica, produzindo uma síndrome de angústia respiratória. O quadro inclui taquipneia, roncos e sibilos e cianose ou dessaturação.
Qual a composição do mecônio?
O mecónio é uma substância verde-escura, pastosa e viscosa, constituída por muco, enzimas e sais de bile, que se encontra no intestino de um feto de 36 semanas de gestação.
Por que a eliminação de mecônio durante a gravidez?
- Há dois motivos para eliminação de mecônio durante a gravidez: maturidade fetal, porque o intestino está funcionando a contento, o que é um bom sinal, e sofrimento fetal, porque quando o feto está mal oxigenado aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de estresse).
Como saber mais sobre a gestação e o parto?
- Se o mecônio estiver presente no líquido amniótico após a bolsa romper em pequena quantidade, apenas dando um tom de marrom claro na água e os batimentos cardíacos do bebê estão normais, com o trabalho de parto progredindo normalmente não é indício de sofrimento. Quer saber mais sobre a gestação e parto?
Como ficar de olho durante a gravidez?
- Durante a gravidez, fase tão especial para toda a família, é preciso ficar de olho em alguns sinais, principalmente quando o assunto é mecônio. Apesar do nome complicado, a situação ocorre quando o bebê libera as primeiras fezes, podendo ou não ser sinônimo de sofrimento fetal.
Por que o mecônio é liberado?
- Se o mecônio liberado é porque simplesmente o bebê está com o sistema digestivo maduro para isso, não há motivo para pânico. É um processo natural. Mas, quando o mecônio é resultado de uma situação de estresse, pode ocorrer sofrimento fetal, que é um quadro que pode ser motivo para uma cesárea de emergência.