Quais são os mecanismos de lesão?
Índice
- Quais são os mecanismos de lesão?
- O que é um mecanismo de lesão?
- O que é um mecanismo de trauma?
- Quais os mecanismos que podem levar a lesão celular?
- O que é uma lesão celular?
- O que se deve avaliar no mecanismo do trauma?
- Quais são os mecanismos de lesão celular?
- Quais são os principais mecanismos de lesões ligamentares?
- Qual a causa das lesões e doenças?
- Qual o sintoma mais crônico dessa lesão?
Quais são os mecanismos de lesão?
1) Privação de oxigênio (hipóxia ou anóxia) - asfixia, altitudes extremas 2) Isquemia - obstrução arterial. 3) Agentes físicos - trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico, radiação ionizante. 4) Agentes químicos - álcool, medicamentos, poluentes ambientais, venenos, drogas ilícitas.
O que é um mecanismo de lesão?
Os mecanismos de lesão celular são complexos, porém, alguns princípios estão presentes na maioria das formas de lesão celular. São eles: A resposta celular ao estímulo nocivo depende do tipo de agressão, sua duração e sua intensidade.
O que é um mecanismo de trauma?
O trauma inicia com a transferência de energia para o corpo a partir de uma força externa. A transferência de energia cinéti- ca pode ser de natureza contundente ou penetrante. Além desses mecanismos, existe a energia térmica na forma de calor, frio ou agente químico, que gera calor ou frio.
Quais os mecanismos que podem levar a lesão celular?
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
O que é uma lesão celular?
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
O que se deve avaliar no mecanismo do trauma?
Como vimos acima, a cinemática do trauma é a análise das condições em que ocorreu o acidente. Por isso, é primordial estudar a cena e considerar, entre outros fatores, a direção do impacto, a velocidade, o tamanho do paciente e os sinais de liberação de energia.
Quais são os mecanismos de lesão celular?
- Mecanismos de lesão celular Princípios: 1) A resposta celular depende do tipo da agressão, sua duraçãoe sua intensidade. 2) As consequências da agressão à célula dependem do tipo celular, estadoe adaptabilidade da célulaagredida.
Quais são os principais mecanismos de lesões ligamentares?
- Neste contexto, as lesões ligamentares são muito frequentes e um dos mais acometidos é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Dentro dos principais mecanismos de lesões, destacam-se os traumas envolvendo movimentos rotacionais do joelho, popularmente conhecidos como entorses.
Qual a causa das lesões e doenças?
- As causas de lesões e doenças são divididas inicialmente em dois grandes grupos: exógenas e endógenas, porém nem todas as causas são conhecidas e, nesses casos, recebem a denominação de causa criptogenética, idiopática ou essencial.
Qual o sintoma mais crônico dessa lesão?
- Alguns dias depois, normalmente a dor intensa e o inchaço tendem a diminuir e o sintoma mais incapacitante passa a ser a instabilidade (falseio), que é considerado o principal sintoma crônico dessa lesão.