adplus-dvertising

Quais são os componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo?

Índice

Quais são os componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo?

Quais são os componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo?

São distribuídos normalmente no tecido conjuntivo frouxo de mucosas. A matriz extracelular é um arcabouço de moléculas que se situa no meio externo da célula. É composta por proteínas, carboidratos e moléculas que são produzidos pelas células e secretadas para o meio extracelular.

Qual a constituição da matriz extracelular?

A Matriz Extracelular é composta por colágeno e elastina sendo inseridas num gel hidrofílico de polissacarídeos podendo estar associados a proteínas ou não. Esses componentes são produzidos dentro das células presentes e depois são secretados por meio da exocitose.

Qual a consistência da matriz extracelular?

  • A matriz extracelular possui uma consistência viscosa. Pode-se pensar nela como uma espécie de “sopa celular”. Vamos entender melhor a respeito do que esse composto é formado, assim como suas funções a seguir. A composição da estrutura da matriz extracelular difere de acordo com o tipo de tecido no qual está presente.

Qual a função da matriz extracelular no ferimento?

  • A matriz extracelular recém depositada no ferimento pode ser remodelada para formar tecido normal por meio da ligação cruzada de fibras de colágeno. A interação entre a célula e a matriz extracelular também afeta o nível de inflamação, reepitelização (quarta etapa da cicatrização) e contração quando o tecido é danificado.

Quais são as principais proteínas da matriz extracelular?

  • As principais proteínas fibrosas que compõem a matriz extracelular, bem como suas funções antes de fazer parte desse conjunto, são: Colágeno: dá à célula resistência à tração e facilita o processo de adesão e migração das células; Elastina: outra fibra que concede aos tecidos a capacidade de recuo e alongamento sem que sejam rompidos;

Qual é a matriz do tecido nervoso?

  • O tecido nervoso é constituído por células (neurônios e células gliais) e matriz extracelular. A MEC do tecido nervoso é rica em substância fundamental, com poucas ou nenhumas fibras proteicas. Os neurônios são células especializadas que contêm um corpo (soma) e um ou mais processos (dendritos, axônios).

Postagens relacionadas: