O que é matéria e forma?
Índice
- O que é matéria e forma?
- O que é ato e potência em filosofia?
- Qual a definição da matéria segundo Aristóteles?
- Como podemos definir um conceito de Filosofia?
- Quais são os principais temas da filosofia?
- Por que a filosofia foi essencial para o surgimento da filosofia?
- Por que a filosofia é uma categoria filosófica?
O que é matéria e forma?
A “matéria” é aquilo a partir do qual a coisa é feita, enquanto a “forma” caracteriza as qualidades particulares das coisas. Matéria (hylé, em grego): o princípio indeterminado dos seres, mas que determinável pela forma.
O que é ato e potência em filosofia?
Aristóteles diz que o ato é a própria existência de algo, enquanto que a potência é tudo aquilo que um determinado ente pode vir a ser. No capítulo oito do livro IX da Metafísica, Aristóteles afirma que o ato é anterior à potência.
Qual a definição da matéria segundo Aristóteles?
Aristóteles às vezes concebe a matéria como uma coisa independente em si mesma, à qual advém, como forma, uma propriedade que não contribui para sua essência e que não é condição necessária à sua existência.
Como podemos definir um conceito de Filosofia?
- Como exemplos temos: filosofia cristã, política, ontológica, cosmológica, ética, empírica, metafísica, epistemológica, etc. É possível definir um conceito de filosofia?
Quais são os principais temas da filosofia?
- Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
Por que a filosofia foi essencial para o surgimento da filosofia?
- A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens. Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo e o universo.
Por que a filosofia é uma categoria filosófica?
- Lênin define a matéria como "uma categoria filosófica para designar a realidade objetiva que é dada ao homem nas suas sensações, que é copiada, fotografada, refletida pelas nossas sensações, existindo independentemente delas". Este artigo sobre filosofia/um (a) filósofo (a) é um esboço.