Porque o tecido epitelial tem pouca matriz extracelular?
Porque o tecido epitelial tem pouca matriz extracelular?
O tecido epitelial apresenta células justapostas, pouca matriz extracelular e a presença da membrana basal, que é a base dos epitélios. Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos, o que o torna dependente da nutrição enviada pelos tecidos subjacentes.
Onde se origina o tecido epitelial?
Os tecidos epiteliais, também chamados de epitélio, originam-se nos folhetos embrionários (endoderme, mesoderme, ectoderme) e são divididos a partir da função que exercem no organismo.
Quais as características do tecido epitelial?
- Características do tecido epitelial. Células muito próximas, com pouco material extracelular entre elas; Células unidas de forma bem organizada; Possui suprimento nervoso; Não possui vasos (avascular); Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração; Nutrição e oxigenação por difusão pela lâmina basal. Tipos de Tecido Epitelial
Por que o tecido epitelial é polarizado?
- Outra característica importante do tecido epitelial é o fato de que ele possui dois lados distintos, ou seja, é polarizado. O lado voltado para o lado de fora do órgão (cavidade) é chamado de superfície apical.
Qual a forma do epitélio de transição?
- Epitélio de Transição: a forma original das células é cúbica, mas ficam achatadas devido ao estiramento provocado pela dilatação do órgão. As células do tecido epitelial glandular possuem as mesmas características do epitélio de revestimento, no entanto, ao contrário delas raramente são encontradas em camadas.
Quais são as principais proteínas da matriz extracelular?
- As principais proteínas fibrosas que compõem a matriz extracelular, bem como suas funções antes de fazer parte desse conjunto, são: Colágeno: dá à célula resistência à tração e facilita o processo de adesão e migração das células; Elastina: outra fibra que concede aos tecidos a capacidade de recuo e alongamento sem que sejam rompidos;