O que pode ser cólica no útero?
O que pode ser cólica no útero?
Cólica uterina pode indicar diversos problemas ginecológicos, como a endometriose. A cólica uterina, também conhecida por dismenorréia, é uma dor pélvica comum, que afeta até 60% das mulheres que menstruam. Esse tipo de dor pode acompanhar a mulher apenas durante o período menstrual, sem indicar problemas de saúde.
Por que você está acostumada com cólicas durante o período menstrual?
- A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.
Qual é a parte externa do colo do útero?
- O colo do útero é a parte do útero que vemos na vagina quando realizamos a coleta de Papanicolau. A parte externa do colo, que é a que vemos quando introduzimos o aparelho espéculo (bico de pato) é revestida por um tipo de tecido mais resistente.
Quais são os sintomas de alterações no útero?
- Os principais sinais e sintomas de alterações no útero incluem: Corrimento constante, que pode ter coloração branca, amarela, verde ou castanho e que pode ter cheiro forte. Cólica e sangramento fora do período menstrual ou ausência de menstruação;
Qual o tempo de duração da cólica?
- O sinal de alerta para as mulheres saberem se aquela dor pode ser grave ou não, é o tempo de duração e a recorrência dos episódios. Se por exemplo, a mulher sentiu a cólica fora do período menstrual apenas em um mês, pode não ser motivo de preocupação.