O que pode ser licitado?
Índice
- O que pode ser licitado?
- O que não pode ser licitado por pregão?
- O que pode ser contratado por pregão?
- São exemplos de bens e serviços comuns que podem ser adquiridos em pregão?
- O que é contratação de bens e serviços?
- Por que não regulamentar o pregão?
- Por que a licitação na modalidade Pregão não se aplica às obras de Engenharia?
- Qual a validade da Lei do pregão?
- Qual é o pregão?
O que pode ser licitado?
Dessa forma, um objeto licitado por pregão pode ser classificado em três zonas distintas: Quando o bem é realmente e inquestionavelmente comum, como é o caso da maioria dos materiais classificados como material de consumo. Quando não há dúvidas de que o bem ou serviço não é considerado comum.
O que não pode ser licitado por pregão?
5º A licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral da Administração.
O que pode ser contratado por pregão?
A Lei 10.520/2002 e o Decreto 5.450/2005 amparam a realização de pregão eletrônico para a contratação de serviços comuns de engenharia, ou seja, aqueles serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado (TCU, Acórdão n.
São exemplos de bens e serviços comuns que podem ser adquiridos em pregão?
São encontrados facilmente no mercado. São exemplos de bens comuns: canetas, lápis, borrachas, papéis, mesas, cadeiras, veículos, aparelhos de ar refrigerado, etc. e de execução de serviços: confecção de chaves, manutenção de veículos, colocação de piso, troca de azulejos, pintura de paredes, etc.
O que é contratação de bens e serviços?
É um processo administrativo, isonômico, na qual a administração seleciona a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação.
Por que não regulamentar o pregão?
- Quanto a esta proibição, há por parte da doutrina e, inclusive, do próprio Tribunal de Contas da União – TCU, manifestações que consideram que tal vedação não possui eficácia, porque não consta da lei que institui o Pregão. Ato regulamentar não poderia proibir o que por lei não o foi.
Por que a licitação na modalidade Pregão não se aplica às obras de Engenharia?
- Dispõe o artigo 5º do Decreto nº 3.555/00 que a licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia.
Qual a validade da Lei do pregão?
- Desse modo, as normas regulamentadores que proíbem a contratação de obras e serviços e engenharia pelo Pregão carecem de fundamento de validade, visto que não possuem embasamento na Lei nº 10.520, de 2002. O único condicionamento que a Lei do Pregão estabelece é a configuração do objeto da licitação com bem ou serviço comum …
Qual é o pregão?
- O pregão é modalidade de licitação sempre do tipo menor preço destinada a aquisição de bens e serviços comuns que pode ser utilizado para qualquer valor de contrato. O pregão é realizado mediante propostas e laudos em sessão pública.















