adplus-dvertising

O que pode ser objeto de mediação?

Índice

O que pode ser objeto de mediação?

O que pode ser objeto de mediação?

Art. 3º Pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação. § 1º A mediação pode versar sobre todo o conflito ou parte dele. ... § 2º Aos necessitados será assegurada a gratuidade da mediação.

Quando é usada a conciliação?

A conciliação, por outro lado, é uma ferramenta utilizada para resolver situações menos complicadas, ou mais restritas – como divórcio, pensão alimentícia, dívidas de banco, partilha de bens, entre outros -, nas quais o conciliador deve adotar uma posição mais ativa, porém imparcial.

Por que a conciliação é a mesma coisa?

  • Então a conciliação bancária é a mesma coisa? Não necessariamente. Com um nome mais restrito, a conciliação bancária é a conferência de valores das contas bancárias com as documentações internas. Enquanto a conciliação contábil pode ser a comparação de informações referente a contabilidade, como folhas de pagamentos e fluxo de caixa.

Como funciona a conciliação judicial?

  • A conciliação, nesse contexto, é uma ferramenta para a resolução de conflitos. Com uma conciliação judicial, um litígio pode ser terminado sem a necessidade de se chegar a uma sentença. Esse processo é dirigido pelo juiz, que propõe os termos do contrato e, se aceito pelas partes, a valida efetivamente com eficácia de caso julgado.

Qual a diferença entre a conciliação e o código de Processo Civil?

  • Tanto a Lei 13.140/2015 quanto o Código de Processo Civil tratam a conciliação como um sinônimo de mediação, mas na prática há uma sutil diferença, a técnica usada na conciliação para aproximar as partes é mais direta, há uma partição mais efetiva do conciliador na construção e sugestão de soluções.

Por que a conciliação é ganho de tempo?

  • A conciliação é ganho de tempo? Sim. Ela é a forma participativa e rápida de resolver o conflito: você decide o que é melhor para você. A conciliação significa que você está desistindo de receber o que de fato merece? De jeito nenhum! Com a conciliação não tem tudo ou nada. É uma forma de resolver o problema sem vencedores e vencidos.

Postagens relacionadas: