adplus-dvertising

Como é feita gasometria?

Índice

Como é feita gasometria?

Como é feita gasometria?

A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.

Qual a importância da gasometria arterial?

A gasometria deve ser pedida para ajudar a diagnosticar e monitorar doenças pulmonares, metabólicas ou renais que possam causar desequilíbrio ácido-base ou dificuldades respiratórias.

Quais são os valores da gasometria arterial?

  • Os valores da gasometria arterial por si só não fornecem informações suficientes para diagnosticar uma doença. Eles não podem dizer se os níveis baixos são causados por problemas pulmonares ou cardíacos. Por isso, a gasometria arterial é melhor aproveitada se feita em conjunto com outro exame, como a espirometria.

Como é feita a gasometria?

  • A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O 2 e CO 2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro. Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a natureza da amostra

Como a gasometria arterial determina os valores do oxigênio?

  • A gasometria arterial determina os valores exatos da quantidade de oxigênio e se os rins e pulmões estão funcionando corretamente, o que ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares, renais e infecções.

Quais são os parâmetros do exame de gasometria?

  • Os principais parâmetros que observamos no exame de gasometria são: pH, SatO2 (saturação de oxigênio), pCO2 (pressão parcial do gás carbônico), HCO3 (bicarbonato), Ânion Gap (AG).

Postagens relacionadas: