adplus-dvertising

Qual é o exame de fundo de olho?

Índice

Qual é o exame de fundo de olho?

Qual é o exame de fundo de olho?

Um clínico geral treinado ou um oftalmologista pode realizar o exame de fundo de olho. Eles utilizam um aparelho chamado oftalmoscópio, que projeta um feixe de luz no interior do olho e, a partir da reflexão dessa luz na retina, é possível observar as estruturas do globo ocular.

O que é alteração no fundo do olho?

As alterações de fundo de olho são semelhantes àquelas encontradas na OVCR, no entanto, tais alterações estão restritas à localização do ramos afetados. As complicações da ORV incluem neovascularização de retina e íris, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma neovascular.

Quais os achados que podemos Entcontrar no exame de fundo de olho dos pacientes diabéticos?

As principais alterações encontradas foram retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, catarata, glaucoma, nevus de coroide, retinose pigmentar e estafiloma peripapilar.

Quando foi realizado o exame de fundo de olho?

  • O exame de fundo de olho é realizado desde 1851, quando Von Helmholtz inventou o primeiro oftalmoscópio e se constitui no principal elo entre a oftalmologia e os demais ramos da medicina.

Como fazer o exame de fundo de olho indireto?

  • Após dilatar a pupila (leva em média 20 minutos), o médico fará o exame de fundo de olho. O exame de fundo de olho indireto pode ser realizado na lâmpada de fenda, mas o mais comum, é o oftalmologista se utilizar do capacete de Skepens e uma lente de 20D. Exame do fundo de olho indireto.

Qual o tipo de fundo de olho normal?

  • Fundo de olho normal Existem dois tipos de fundoscopia: a direta, na qual se obtém uma imagem ampliada quinze vezes maior, mas com restrito campo de visão, e a indireta, que proporciona uma imagem com ampliação menor, porém com visualização mais ampla da retina, evidenciando-se até sua periferia.

Qual a importância de uma fundoscopia?

  • A fundoscopia, por suas ligações com a clínica médica, a neurologia e outras especialidades, é um elemento importante para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças sistêmicas. Em indivíduos com hipertensão arterial ou diabetes, uma fundoscopia cuidadosa pode trazer informações valiosas sobre a situação vascular subjacente.

Postagens relacionadas: