Quais as consequências de tirar o baço?
Quais as consequências de tirar o baço?
Depois da remoção do baço a capacidade do corpo de combater infecções fica diminuída e outros órgãos, especialmente o fígado, aumentam sua capacidade de produzir anticorpos para combater infecções e proteger o organismo.
Pode retirar o baço?
Apesar de ser um órgão tão importante, caso seja necessário, o ser humano pode viver sem ele. Diversas situações podem exigir a retirada parcial ou total do baço, em um procedimento geralmente realizado através de laparoscopia, ou, em casos de trauma, de cirurgia aberta.
Qual a importância do baço para o nosso organismo?
O baço, como maior órgão linfóide do corpo humano, desempenha funções imunológicas relevantes, tais como depuração de bactérias da corrente sangüínea e produção precoce de anticorpos contra várias partículas antigênicas.
Por que a remoção do baço pode trazer riscos?
- No entanto, a cirurgia aberta, pode trazer mais riscos. Depois da remoção do baço a capacidade do corpo de combater infecções fica diminuída e outros órgãos, especialmente o fígado, aumentam sua capacidade de produzir anticorpos para combater infecções e proteger o organismo.
Por que o baço deve ser removido?
- O baço é um órgão vermelho escuro e repleto de vasos sanguíneos. Seu formato é de tubo, longo e largo. Encontra-se na parte superior do abdômen, perto do estômago. A remoção pode ser recomendada caso o órgão esteja danificado ou doente, haja vista o prejuízo que pode causar aos órgãos próximos.
Por que a dor pode provocar alterações no baço?
- No entanto, doenças no fígado, como cirrose, doenças do sangue, alterações nor órgãos linfáticos ou câncer, como leucemia ou linfoma, também podem provocar alterações no baço. Além de tudo isso, a dor intensa também pode indicar um caso de ruptura do baço que acontece principalmente após acidentes ou pancadas fortes na barriga.
Qual a causa do aumento do baço?
- Com a confirmação do aumento do baço serão solicitados os exames para descobrirmos a causa: exame de sangue é bem importante para investigar alterações como infecções, número de hemácias e alterações em outras séries do sangue. Para o tratamento, tudo vai depender da causa. Em alguns casos, é indicada a retirada do órgão.