O que pode Educação Infantil em tempos de pandemia?
Índice
- O que pode Educação Infantil em tempos de pandemia?
- Como atender a Educação Infantil em tempos de pandemia?
- O que pode a Educação Infantil em tempos de pandemia Paulo fochi?
- Como trabalhar a ludicidade em tempos de pandemia?
- Como avaliar na educação infantil em tempos de isolamento social?
- Qual a importância das histórias para o desenvolvimento infantil diante do isolamento social?
- Qual o objetivo das aulas remotas para educação infantil?
- Como trabalhar o lúdico em aulas remotas?
- Como minimizar o impacto da pandemia nas crianças?
- Qual é o lado “bom” da pandemia?
- Quais são as adaptações metodológicas para a pandemia?
- Como lidar com a pandemia?
O que pode Educação Infantil em tempos de pandemia?
Na instituição de Educação Infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos.
Como atender a Educação Infantil em tempos de pandemia?
Dicas de atividades remotas com as crianças pequenas
- Gravar aulas que priorizem histórias, músicas e brincadeiras. ...
- Orientar a família quanto ao uso de ferramentas tecnológicas a partir de intencionalidades educativas;
- Disponibilizar para os pais jogos simbólicos que auxiliam nas aprendizagens de números e letras;
O que pode a Educação Infantil em tempos de pandemia Paulo fochi?
Paulo Fochi fala sobre a retomada na educação infantil. Crédito: Arquivo pessoal. É um outro tipo de ação que as instituições e mantenedoras terão que fazer para pensar um possível retorno da educação infantil.
Como trabalhar a ludicidade em tempos de pandemia?
O professor precisa oferecer atividades que eles consigam mediar à distância e contar com a ajuda de pais e responsáveis para contribuir na realização. Para esse fim, a ludicidade que já é presente na sala de aula, se faz indispensável para as aulas remotas.
Como avaliar na educação infantil em tempos de isolamento social?
O importante é se divertir e aprender brincando! No período de isolamento social, lembre-se que os participantes devem ser os familiares, pessoas que moram com as crianças e fazem parte do seu convívio. Nossas sugestões primam por um tempo de qualidade, que seja mediado pela interação com o outro.
Qual a importância das histórias para o desenvolvimento infantil diante do isolamento social?
As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação.
Qual o objetivo das aulas remotas para educação infantil?
O objetivo é evitar o aumento do deficit de aprendizagem, da evasão escolar e da repetência, mas para isso os alunos e as famílias precisam manter contato virtual com a escola para não ter retrocesso no aprendizado.
Como trabalhar o lúdico em aulas remotas?
Alguns jogos que podem ser feitos na aula remota são bingo, dominó, jogos de cartas, boliche e até mesmo um jogo de percurso. Lembre-se que essa é uma ótima oportunidade para as crianças continuarem interessadas na aprendizagem e se prepararem para a volta às aulas presenciais.
Como minimizar o impacto da pandemia nas crianças?
- Com a necessidade de suspensão das aulas presenciais, uma preocupação tomou conta dos educadores dessa etapa escolar: como minimizar os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem de crianças tão pequenas? Samantha Ladeira indica que, para lidar com situações novas, é preciso informação e formação.
Qual é o lado “bom” da pandemia?
- E esse é o lado “bom” da pandemia para mim: um tempo de suspensão que nos abre algumas possibilidades de reflexão e de revisão da nossa existência. Nesse tempo de estar em casa e estar longe das crianças nas escolas, que nós, educadores, possamos reforçar os princípios éticos, estéticos e políticos que têm nos orientado.
Quais são as adaptações metodológicas para a pandemia?
- Em essência, ao longo desse período de pandemia, Samantha sugere como adaptações metodológicas algumas práticas que podem ser acompanhadas de maneira remota pelo professor. São elas:
Como lidar com a pandemia?
- Como lidar com tantas inovações tecnológicas, suas consequências e desdobramentos junto aos pequenos e seus familiares?”. Embora tenham sido feitas para uma situação de normalidade, essas perguntas cabem perfeitamente nesse momento de pandemia.