O que os portugueses buscavam com as navegações?
O que os portugueses buscavam com as navegações?
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
Quando começam as grandes navegações portuguesas?
- As grandes navegações portuguesas O pioneirismo português começa em 1415 com a conquista de Ceuta, uma cidade que era um importante entreposto comercial. Vejamos a cronologia das navegações portuguesas: 1415 – chegada à Ceuta, no norte da África.
Qual a história das navegações portuguesas?
- Vejamos a cronologia das navegações portuguesas: 1415 – chegada à Ceuta, no norte da África. 1419 – ocupação da Ilha da Madeira. 1444 – descoberto o arquipélago de Cabo Verde. 1482 - o navegador Diogo Cão entra no rio Congo e estabelece contatos no território de Angola 1488 – Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.
Quem participava da navegação em Portugal?
- Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias.
Quando começaram as grandes navegações?
- As Grandes Navegações iniciaram-se no século XV e estenderam-se ao longo do século seguinte, com progressiva exploração do oceano. Essas navegações marítimas só foram possíveis porque, no século XV, havia um acúmulo de conhecimento náutico e novas tecnologias haviam aprimorado o ofício da navegação.















