Como é feito o processo de raspagem de tumor na bexiga?
Índice
- Como é feito o processo de raspagem de tumor na bexiga?
- Quanto tempo de vida tem que tem câncer de bexiga?
- Quais os exames para detectar câncer de bexiga?
- Como retirar o tumor da bexiga?
- Como é feita a cirurgia de bexiga?
- Como avaliar a extensão do câncer de bexiga?
- Como remover as células cancerígenas da bexiga?
Como é feito o processo de raspagem de tumor na bexiga?
Quando a doença está apenas no órgão e não afeta o músculo da bexiga, é feita a “raspagem” da lesão através de um endoscópio colocado pela uretra (o canal por onde sai a urina), muitas vezes seguida da aplicação de uma substância para ativar a imunidade local.
Quanto tempo de vida tem que tem câncer de bexiga?
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de câncer de bexiga é de 90%, isso significa que as pessoas portadoras de câncer de bexiga têm, em média, 90% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
Quais os exames para detectar câncer de bexiga?
Os principais exames utilizados para o diagnóstico do câncer de bexiga são:
- Exame de urina. É um exame simples para verificar a presença de sangue e outras substâncias em uma amostra de urina.
- Citologia da urina. ...
- Cultura de urina. ...
- Marcadores tumorais.
Como retirar o tumor da bexiga?
- Se o tumor invadiu a camada muscular, mas não é muito grande e está bem localizado, pode ser removido sem retirar toda a bexiga. Nesse procedimento os linfonodos regionais também são retirados e enviados para análise. A principal vantagem dessa cirurgia é a conservação da bexiga e o fato de não ser necessária uma cirurgia de reconstrução.
Como é feita a cirurgia de bexiga?
- Dependendo do estágio do câncer de bexiga, a cirurgia de bexiga é considerada uma alternativa viável e extremamente importante para a extirpação do problema. Nos estágios iniciais, o tratamento do câncer é feito principalmente pela cirurgia para a remoção do tumor.
Como avaliar a extensão do câncer de bexiga?
- Estadiamento do câncer de bexiga. Para avaliar a extensão do câncer, os médicos costumam solicitar ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética do abdômen e pelve, além de radiografia ou tomografia computadorizada do tórax para avaliar os pulmões. Em casos selecionados, solicita-se um PET-TC.
Como remover as células cancerígenas da bexiga?
- O objetivo é remover as células cancerígenas e os tecidos adjacentes até a camada muscular da parede da bexiga. Nesse procedimento, um tipo de cistoscópio, denominado ressectoscópio é inserido na bexiga, via uretra para remover quaisquer tecidos anormais ou tumores.