O que os filósofos pensam sobre a mentira?

O que os filósofos pensam sobre a mentira?
Nietzsche foi um dos primeiros filósofos a pensar a problemática da mentira com maior substrato e senso crítico. Para ele, assim como a verdade, a mentira nada mais é do que uma construção social, sendo relativizado seu sentido a depender do contexto o qual ela se insere.
O que Kant diz sobre a mentira?
Para Kant, um indivíduo não deve mentir em hipótese alguma, pois a mentira pode induzir o ouvinte a praticar determinada ação que não corresponde à sua vontade e sim à vontade daquele que proferiu a sentença não verdadeira, privando o ouvinte de fazer uso da sua total liberdade de ação, isto é, violando o conceito de ...
Quando é que a mentira é necessária?
Mentir é necessário: há para sociedades, a mentira serve para reforçar a ideia de uma cultura da corrupção que é válida, e inclusive deve ser encorajada. Ou seja, as pessoas mentem porque precisam sempre se dar bem.
Porque mentir é imoral?
Moralidade da mentira. Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não.
Qual a mentira que nos permite conhecer a verdade?
- A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade. Ousa dizer a verdade: nunca vale a pena mentir. / Um erro que precise de uma mentira, acaba por precisar de duas. As pequenas mentiras fazem o grande mentiroso. Uma verdade que é dita com má intenção derrota todas as mentiras que possamos inventar.
Qual a origem da mentira?
- A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros. As grandes massas cairão mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha.
Que vantagem têm os mentirosos?
- A mentira é muita vezes tão involuntária como a respiração. Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade. Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.
Por que a arte é mentira?
- A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade. A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo. Ousa dizer a verdade: nunca vale a pena mentir.