Quando o pai morre o filho tem direito aos bens?
Índice
- Quando o pai morre o filho tem direito aos bens?
- Quando o marido morre os filhos têm direito à herança?
- Tem como um pai deserdar um filho?
- Quem pode participar da divisão entre os filhos?
- Quem tem direito à pensão por morte?
- Como proceder após a morte de um familiar?
- Como é possível dividir filhos entre parentes?

Quando o pai morre o filho tem direito aos bens?
Conforme a lei, os filhos são considerados herdeiros necessários. Isso significa que eles têm o direito de obter a propriedade legal, que é metade dos bens da herança.
Quando o marido morre os filhos têm direito à herança?
Bens particulares, de modo geral, são aqueles adquiridos anteriormente ao casamento ou recebidos por doação e/ou herança. Os descendentes, portanto, recebem como herança em regra: metade dos bens comuns do falecido e uma parcela igual à do cônjuge sobrevivente sobre os bens particulares.
Tem como um pai deserdar um filho?
Não se pode deserdar por qualquer motivo. A lei enumero alguns pontos que é a ofensa grave, injúria, relações ilícitas com a madrasta, desamparo, entre outras situações. Pra deserdar um filho tem de fazer um testamento fundamentando o motivo para tal atitude. Não pode deserdar meramente por deserdar.
Quem pode participar da divisão entre os filhos?
- Em alguns casos, netos e bisnetos também podem participar da divisão junto com os filhos (entenda melhor no tópico seguinte). A divisão da herança entre os filhos é igualitária (salvo se a pessoa que morrer privilegiar um deles no testamento, respeitado o limite de 50% do patrimônio total).
Quem tem direito à pensão por morte?
- Pensão por morte: Saiba o que é, quem tem direito, quais as regras e os valores que tem direito Os segurados que contribuem para a Previdência Social têm direito de deixar uma pensão por morte aos seus dependentes. Tire suas dúvidas sobre o tema a seguir:
Como proceder após a morte de um familiar?
- Após a morte de um familiar, há que tratar da burocracia, formalizar a transmissão da herança e partilhar os bens deixados. Ajudamos a seguir as regras, passo a passo. É fácil sentir-se perdido perante a perda de um ente querido, numa altura em que há um conjunto de obrigações a cumprir.
Como é possível dividir filhos entre parentes?
- Isso é feito por meio de um testamento. Dentro dessa margem, ela pode prestigiar um amigo querido, privilegiar um dos filhos que passa por dificuldades financeiras ou doar a uma ONG, por exemplo. Mas pelo menos 50% precisam ser divididos entre parentes definidos na lei (chamados herdeiros necessários).