Qual era a relação entre os portugueses e os índios?
Índice
- Qual era a relação entre os portugueses e os índios?
- Porque os portugueses ficaram impressionados com a maneira de os indígenas?
- Quais os primeiros contatos entre indígenas e europeus?
- Qual a diferença entre índios e europeus?
- Como os espanhóis conquistaram os indígenas?
- Como os índios eram vistos antes dos portugueses?

Qual era a relação entre os portugueses e os índios?
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Porque os portugueses ficaram impressionados com a maneira de os indígenas?
Os portugueses ficaram impresssionados com a maneira dos indígenas lidarem com a posse da terra. Ela pertencia a todos os membros da comunidade, e os frutos do trabalho eram repartidos entre eles em uma relação de cooperação.
Quais os primeiros contatos entre indígenas e europeus?
- Primeiros contatos entre indígenas e europeus. Os europeus e os indígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia.
Qual a diferença entre índios e europeus?
- Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. Englobar toda a diversidade cultural indígena nesse nome generalizante criou certo entendimento de que os povos indígenas eram todos semelhantes, mas a verdade não é essa.
Como os espanhóis conquistaram os indígenas?
- Na conquista, os espanhóis consolidavam alianças com diversos povos indígenas. Esses povos não eram homogêneos, cada um tinha seus próprios interesses, cultura, inimigos, aliados. Os espanhóis exploraram as rivalidades existentes entre os povos indígenas, facilitando assim sua vitória.
Como os índios eram vistos antes dos portugueses?
- Os índios eram vistos como seres inferiores, que necessitavam da conversão ao catolicismo para que suas almas não fossem condenadas. Por isso, as práticas religiosas realizadas pelas tribos antes da chegada dos portugueses foram abolidas pelos padres jesuítas.