adplus-dvertising

Como é feita a cirurgia para retirada de mioma no útero?

Índice

Como é feita a cirurgia para retirada de mioma no útero?

Como é feita a cirurgia para retirada de mioma no útero?

O mioma uterino intramural ou intersticial (localizado na parede do útero) e o mioma uterino subseroso (localizado no exterior do útero) são operados por via abdominal, ou seja, a remoção do mioma é realizada através da “barriga” da mulher. Esta abordagem pode ser feita por laparoscopia ou por laparotomia.

É preciso tirar o útero quando se tem mioma?

Nem todo mioma exige a retirada do útero. Quando se quer preservar a fertilidade, você pode fazer uma miomectomia. Ela pode ser aberta convencional, por videolaparoscopia ou robótica. Também pode ser feita embolização dos miomas, mas esta técnica não parece ser boa para quem quer engravidar depois.

Quando é necessária a cirurgia de miomas?

  • A cirurgia não é necessária quando os sintomas podem ser controlados com medicamentos ou quando a mulher entra na menopausa. Os miomas são tumores benignos que surgem no útero em mulheres em idade fértil, que causa intenso desconforto como hemorragia menstrual e intensas cólicas, de difícil controle.

Por que a retirada do mioma pode ser eficaz?

  • Vale ressaltar que em alguns casos, a cirurgia para a retirada do mioma pode năo ser eficaz e o tumor pode voltar a crescer após alguns meses. Também há estudos que comprovam que algumas mulheres tem menos chances de engravidar após esse tipo de tratamento, devido às cicatrizes que se formam após a operaçăo.

Como fazer a retirada do mioma do útero?

  • Os medicamentos podem diminuir seu tamanho e controlar os sintomas, mas quando isso não acontece, o ginecologista pode sugerir a retirada do mioma através da cirurgia. A miomectomia é a cirurgia realizada para retirar o mioma do útero, e existem 3 formas diferentes de realizar a miomectomia:

Como é feito o diagnóstico do mioma?

  • Como é feito o diagnóstico do mioma? O exame de ressonância magnética é hoje a principal ferramenta pré-operatória da miomectomia laparônica, por exemplo. Com esse exame é possível mapear o útero, saber a localizaçăo e o tamanho dos principais miomas e suas relaçőes com as trompas, os ovários e outros órgăos vizinhos, como bexiga e intestino.

Postagens relacionadas: