O que é uma cirurgia de gastrectomia?
Índice
- O que é uma cirurgia de gastrectomia?
- Como é feita uma cirurgia de gastrectomia?
- Quanto tempo dura uma cirurgia de gastrectomia?
- Quais os tipos de gastrectomia?
- Quais as indicações de uma gastrectomia total?
- Quais as consequências da gastrectomia?
- Quando é indicado a gastrectomia?
- Como é realizada a gastrectomia?
- Como funciona a gastrectomia para obesidade?
- Quais são as complicações da gastrectomia vertical?
- Por que a gastrectomia pode causar anemia?
O que é uma cirurgia de gastrectomia?
A gastrectomia é uma cirurgia realizada com o objetivo de retirar uma porção do estômago, ele por completo e, se necessário, algumas estruturas ao seu redor, como os linfonodos, partes do baço, do pâncreas e outros órgãos.
Como é feita uma cirurgia de gastrectomia?
Durante a cirurgia, o médico faz um corte na vertical, cortando a parte esquerda do estômago e deixa o órgão em forma de tubo ou manga, semelhante a uma banana. Nesta cirurgia é removido até 85% do estômago, tornando-o menor e levando a pessoa a comer menos.
Quanto tempo dura uma cirurgia de gastrectomia?
Esse procedimento dura em média de 3 a 4 horas.
Quais os tipos de gastrectomia?
Gastrectomia subtotal: Retira parte do estômago do paciente. Gastrectomia total: Remove todo o estômago e os linfonodos próximos ao órgão. Pacientes com o estômago removido, só poderão se alimentar de pequenas quantidades. Daí a necessidade de comer várias vezes no dia.
Quais as indicações de uma gastrectomia total?
Indicações da gastrectomia Obesidade; Úlceras pépticas; Tumores. Essa é considerada uma cirurgia de médio a grande porte, porque a recuperação do paciente pode ser demorada.
Quais as consequências da gastrectomia?
Uma das conseqüências da gastrectomia é a perda de peso. Está relacionada a redução da ingestão alimentar, a má absorção de nutrientes e pode ainda estar associada a progressão do câncer. São freqüentemente descritas anemias ferropriva e/ou megaloblástica associadas a perda de peso.
Quando é indicado a gastrectomia?
Gastrectomia. Esta operação é frequentemente indicada para os casos em que o tumor está localizado na porção inferior ou distal (antro) do estômago, e em algumas situações específicas pode ser realizada para cânceres que estão apenas na parte superior do estômago, na trasição com o esôfago.
Como é realizada a gastrectomia?
- A gastrectomia é uma intervenção que tem uma taxa de complicação muito baixa. Neste procedimento, não é realizada uma reconexão intestinal, o que significa que não ocorrem efeitos colaterais como a má absorção de nutrientes. É importante cuidar da alimentação após esta cirurgia, já que o estômago tem uma menor capacidade, ...
Como funciona a gastrectomia para obesidade?
- De toda forma, a gastrectomia é eficaz, tanto para se obter a cura do adenocarcinoma gástrico, como também para promover uma perda significativa de peso quando a obesidade é um risco. Veja como funciona a gastrectomia para obesidade clicando aqui!
Quais são as complicações da gastrectomia vertical?
- A gastrectomia vertical pode provocar náuseas, vômitos e azia. No entanto, as complicações mais graves desta cirurgia incluem o surgimento de uma fistula, que é uma ligação anormal entre o estômago e a cavidade abdominal e, que pode aumentar as chances de infeções. Nesses casos, pode ser necessária uma nova cirurgia.
Por que a gastrectomia pode causar anemia?
- Como qualquer cirurgia, a gastrectomia pode levar a complicações incluindo infecções, hemorragias e fístulas (vazamento da ligação feita entre o esôfago/estômago e o intestino delgado). Além disso, especialmente após a gastrectomia total, ocorre redução da absorção de vitamina B12, o que pode causar anemia.