Como é feita a cirurgia para retirada de mioma?
Índice
- Como é feita a cirurgia para retirada de mioma?
- Qual o melhor tratamento para o mioma intramural?
- Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de mioma?
- Qual o tamanho normal de um mioma intramural?
- Quais os sintomas de quem tem mioma intramural?
- Quando o mioma deve ser retirado?
- Qual o tratamento para o mioma intramural?
- Como é feita a cirurgia de Mioma?
- Como fazer a retirada do mioma do útero?
- Por que a retirada do mioma pode ser eficaz?
Como é feita a cirurgia para retirada de mioma?
O mioma uterino intramural ou intersticial (localizado na parede do útero) e o mioma uterino subseroso (localizado no exterior do útero) são operados por via abdominal, ou seja, a remoção do mioma é realizada através da “barriga” da mulher. Esta abordagem pode ser feita por laparoscopia ou por laparotomia.
Qual o melhor tratamento para o mioma intramural?
O tratamento para o mioma intramural deve ser indicado pelo ginecologista de acordo com as características do mioma e estado geral de saúde da mulher, sendo normalmente indicado pelo médico o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e terapia hormonal para evitar o crescimento do mioma.
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de mioma?
É a remoção exclusiva do mioma. O tempo de demora é variável, dependendo da localização, tamanho, condições clínicas da paciente, mas em média, 1h ou 1h 30min. A recuperação depende também do tipo de cirurgia, se por vídeo ou aberta, mas em média, de 15 dias a 45 dias.
Qual o tamanho normal de um mioma intramural?
Em termos gerais, o ideal é agir/tratar quando ele se apresenta com a dimensão entre 4 e 8 cm para aqueles que se localiza na parte interna da parede do órgão (intramural). Em linhas gerais, o valume uterino deve ultrapassar o valor de 250cm3, para se preocupar em tratar.
Quais os sintomas de quem tem mioma intramural?
Entre os principais sintomas dos miomas intramurais podemos citar:
- dor na região inferior do abdômen;
- sangramentos uterinos anormais;
- compressão dos órgãos pélvicos próximos ao útero;
- dificuldades para urinar e constipação intestinal.
Quando o mioma deve ser retirado?
A cirurgia para remover o mioma é indicada quando a mulher apresenta sintomas como forte dor abdominal e menstruação abundante, que não melhoram com o uso de medicamentos, mas além disso, deve-se avaliar o interesse da mulher engravidar porque a cirurgia pode dificultar a gravidez futura.
Qual o tratamento para o mioma intramural?
- O tratamento para o mioma intramural deve ser indicado pelo ginecologista de acordo com as características do mioma e estado geral de saúde da mulher, sendo normalmente indicado pelo médico o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e terapia hormonal para evitar o crescimento do mioma.
Como é feita a cirurgia de Mioma?
- Miomectomia: cirurgia de mioma comumente realizada por via abdominal, retirando-se só o mioma e preservando o útero. Pode ser feita por via laparotômica ou laparoscópica, sendo que a última tende a ser mais empregada devido ao seu menor risco de complicações e menor tempo de recuperação pós-operatória.
Como fazer a retirada do mioma do útero?
- Os medicamentos podem diminuir seu tamanho e controlar os sintomas, mas quando isso não acontece, o ginecologista pode sugerir a retirada do mioma através da cirurgia. A miomectomia é a cirurgia realizada para retirar o mioma do útero, e existem 3 formas diferentes de realizar a miomectomia:
Por que a retirada do mioma pode ser eficaz?
- Vale ressaltar que em alguns casos, a cirurgia para a retirada do mioma pode năo ser eficaz e o tumor pode voltar a crescer após alguns meses. Também há estudos que comprovam que algumas mulheres tem menos chances de engravidar após esse tipo de tratamento, devido às cicatrizes que se formam após a operaçăo.